A Educação Estatística nas aulas de Matemática como ferramenta de enfrentamento ao bullying

  • Anderson Marcolino de Santana Rede Estadual de Pernambuco e PREFEITURA MUNICIPAL DA CIDADE DO PAULISTA - PE. UFPE https://orcid.org/0000-0001-8053-9791
  • Marcia Walkiria da Silva Santos Rede Estadual da Paraíba e Rede Municipal da Cidade do Paulista-PE
Palavras-chave: Educação Estatística, Matemática, Enfrentamento, Bullying

Resumo

É inegável que a Matemática está presente no cotidiano e a habilidade de resolver problemas é a peça fundamental no jogo da vida em sociedade. Os problemas oriundos das relações interpessoais entre estudantes têm ocasionado, às vezes, um fenômeno social chamado Bullying, que consiste na intimidação sistemática de forma violenta e contínua. O presente artigo tem por objetivo tecer algumas reflexões sobre a possibilidade do uso da Educação Estatística, nas aulas de Matemática, para o enfrentamento ao fenômeno Bullying. A abordagem metodológica consistiu na orientação de estudantes no projeto intitulado Bullying, Nunca Mais! Em que as estudantes do 9º ano pesquisaram, debateram e refletiram sobre o tema, desenvolveram uma pesquisa qualitativa e quantitativa com outras turmas, construíram gráfico, tabela, panfletos e os resultados foram apresentados ao final do projeto de forma oral e uma peça teatral para as demais turmas, a fim de conscientizar e minimizar o Bullying na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Marcolino de Santana, Rede Estadual de Pernambuco e PREFEITURA MUNICIPAL DA CIDADE DO PAULISTA - PE. UFPE

Licenciatura Plena em Matemática pela UNIR, Mestre em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação pela UFPE e Doutorando em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE. Professor da Rede Estadual de Pernambuco e da Rede Municipal da Cidade do Paulista-PE.

Marcia Walkiria da Silva Santos, Rede Estadual da Paraíba e Rede Municipal da Cidade do Paulista-PE

Licenciatura Plena em Matemática pela UFRPE e Mestre em Matemática pelo PROFMAT – UFCG. Professora da Rede Estadual da Paraíba e da Rede Municipal da Cidade do Paulista-PE. 

Publicado
2022-05-01
Como Citar
Santana, A. M. de, & Santos, M. W. da S. (2022). A Educação Estatística nas aulas de Matemática como ferramenta de enfrentamento ao bullying. Revista Espaço Acadêmico, 22(234), 124-132. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/62201
Seção
Dossiê - Violência no ambiente escolar: políticas e práticas educacionais