A Educação Estatística nas aulas de Matemática como ferramenta de enfrentamento ao bullying
Resumo
É inegável que a Matemática está presente no cotidiano e a habilidade de resolver problemas é a peça fundamental no jogo da vida em sociedade. Os problemas oriundos das relações interpessoais entre estudantes têm ocasionado, às vezes, um fenômeno social chamado Bullying, que consiste na intimidação sistemática de forma violenta e contínua. O presente artigo tem por objetivo tecer algumas reflexões sobre a possibilidade do uso da Educação Estatística, nas aulas de Matemática, para o enfrentamento ao fenômeno Bullying. A abordagem metodológica consistiu na orientação de estudantes no projeto intitulado Bullying, Nunca Mais! Em que as estudantes do 9º ano pesquisaram, debateram e refletiram sobre o tema, desenvolveram uma pesquisa qualitativa e quantitativa com outras turmas, construíram gráfico, tabela, panfletos e os resultados foram apresentados ao final do projeto de forma oral e uma peça teatral para as demais turmas, a fim de conscientizar e minimizar o Bullying na escola.
Downloads

Copyright (c) 2022 Anderson Marcolino de Santana, Marcia Walkiria da Silva Santos (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.