Da necromeritocracia à necroeducação:
processos históricos de exclusão escolar de populações vulneráveis
Resumo
O objetivo deste estudo é refletir sobre os processos de exclusão da educação escolar, fundamentado nos conceitos de necroeducação e necromeritocracia, cunhados a partir dos conceitos de necropolítica e de necropoder de Mbembe (2018). Esses conceitos, aplicados ao mundo educacional, apontam para o fato de que a escola moderna se organizou mediante um sistema meritocrático de provações e de exames, possível de promover inclusão/exclusão. Assim, assentado na categoria escolaridade/escolarização enquanto uma centralidade ou um paradigma estruturante do pensamento e da formação da modernidade, o sucesso ou fracasso na carreira escolar transformou-se em uma tecnologia institucional de poder, possível de ditar uma política de vida ou de “morte”. Conclui-se que, especialmente para parte considerável de populações vulneráveis, a instituição da escola moderna se desenvolveu historicamente em meio a uma necromeritocracia produzindo e/ou mantendo uma necroeducação que a coloca a margem de possibilidades na sociedade.
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Copyright (c) 2022 Eder Adão Rossato (Autor)

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