Trajetória histórica dos movimentos sociais no Brasil:

as lutas em defesa da Reforma Agrária

Palavras-chave: Movimentos Sociais, MST, Lutas sociais, Educação

Resumo

Os movimentos sociais populares organizados buscam mudança das condições existentes em uma realidade que possui limitações econômicas e/ou opressão sociopolítica e cultural. A estrutura fundiária do Brasil, historicamente, foi construida com base na subordinação social, econômica e política dos camponeses. Neste contexto, o MST destacou-se como movimento diferente que articulou a reforma agrária a um conjunto de políticas socioeconômicas. É nesse prisma que o texto analisa, ainda que sucintamente, a trajetória dos movimentos sociais no Brasil, com foco nas necessidades e na realidade dos povos do campo, sobretudo a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra – MST. Os procedimentos metodológicos foram levantamento bibliográfico e análise documental sobre a temática. Os resultados mostraram que, no Brasil, sempre existiu um movimento histórico com a questão agrária e movimentos sociais acerca dos conflitos fundiários, apontando o MST no processo de resistência e luta pela terra e educação.

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Biografia do Autor

Lorena Raquel de Alencar Sales de Morais, UESPI

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, Formada em Pedagogia Na Universidade Federal Do Piauí, Especialista em Metodologia da Educação no ensino superior, pelo Centro universitário Internacional -UNINTER. Professora efetiva da Universidade Estadual do Piauí -UESPI, campus cerrados do alto Parnaíba -Uruçuí, participa como membro do Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo NUPECAMPO -UFPI e do EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DO CAMPO - EPEC- UESPI. Possui experiência com pesquisa e extensão nas áreas: Práticas Educativas, Educação Popular com ênfase na Educação do Campo e Movimentos Sociais.

Publicado
2022-09-15
Como Citar
Morais, L. R. de A. S. de. (2022). Trajetória histórica dos movimentos sociais no Brasil: . Revista Espaço Acadêmico, 22(236), 93-103. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/62565