Trajetória histórica dos movimentos sociais no Brasil:
as lutas em defesa da Reforma Agrária
Resumo
Os movimentos sociais populares organizados buscam mudança das condições existentes em uma realidade que possui limitações econômicas e/ou opressão sociopolítica e cultural. A estrutura fundiária do Brasil, historicamente, foi construida com base na subordinação social, econômica e política dos camponeses. Neste contexto, o MST destacou-se como movimento diferente que articulou a reforma agrária a um conjunto de políticas socioeconômicas. É nesse prisma que o texto analisa, ainda que sucintamente, a trajetória dos movimentos sociais no Brasil, com foco nas necessidades e na realidade dos povos do campo, sobretudo a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra – MST. Os procedimentos metodológicos foram levantamento bibliográfico e análise documental sobre a temática. Os resultados mostraram que, no Brasil, sempre existiu um movimento histórico com a questão agrária e movimentos sociais acerca dos conflitos fundiários, apontando o MST no processo de resistência e luta pela terra e educação.
Downloads

Copyright (c) 2022 ALENCAR SALES DE Lorena Raquel de Alencar Sales de Morais (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.