Cindy Sherman:

o simulacro da imagem feminina

Palavras-chave: História das Mulheres, História da Arte, Cindy Sherman, Arte Contemporânea

Resumo

O artigo desenvolve-se através da criação da famosa série da artista norte-americana Cindy Sherman (n.1954) Untitled Film Stills (1977-1980). Sua trajetória visa o debate do invólucro existente no conceito de feminilidade, imposto pela sociedade patriarcal, uma ação que na sua quase totalidade é responsável por diminuir e restringir a participação das mulheres em todas as esferas. Neste caso, Sherman pode auxiliar no debate de tais particularidades circunscritas na sociedade contemporânea. Enaltecendo a existência de uma articulação, entre os movimentos feministas e a história da arte, que possibilitou uma crítica dos modelos do ser feminino.  Sua obra impõe-se aqui como o cerne das problematizações, procurando desfragmentar os códigos da imagética feminina presente no olhar do patriarcalismo e ao mesmo tempo utilizá-los para indagar a construção de uma realidade paralela e fictícia. Trazer à tona os objetos artísticos como ferramentas documentais para questionar tais elementos, para além do campo das artes visuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicoli Braga Macêdo, Universidade Autónoma de Lisboa

Doutoranda em História pela Universidade Autónoma de Lisboa, historiadora e mestre em História da Arte. Co-docente da disciplina de História Geral da Arte I e II na Licenciatura em História da Universidade Autónoma de Lisboa. Investigadora do Centro de Investigação em Ciências Históricas e bolseira do Departamento de História, Artes e Humanidades da Universidade Autónoma de Lisboa, CICH-UAL, DHAH-UAL. Bolsista de investigação do CICH-UAL e DHAH-UAL.

Publicado
2022-06-01
Como Citar
Macêdo, N. B. (2022). Cindy Sherman:. Revista Espaço Acadêmico, 63-68. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/62700
Seção
ESPECIAL - (Bio)grafando Mulheres