Os direitos das mulheres, a identidade histórica e a memória na produção biográfica de Ana Arruda Callado

Palavras-chave: Biografia; História; Ana Arruda Callado.

Resumo

O presente artigo aborda sobre a presença feminina na produção de biografias no Brasil, no século XX, enfocando a produção de Ana Arruda Callado, escritora, jornalista e acadêmica, que publicou sete biografias de mulheres brasileiras entre os anos de 1995 e 2016. A partir de estudos que correlacionam biografia a gênero e à História das Mulheres, objetivo apresentar a relevância e a especificidades do seu trabalho biográfico e abordar como são articulados os conceitos história, discurso e intersubjetividade com base na análise de Berta Ribeiro: aos índios, com amor. A abordagem dessa última biografia visa identificar a permanência de alguns temas referendados nos seus livros anteriores, como textualmente explora as fontes e quais outros recursos emprega para efetivar a proposta de inversão da perspectiva historiográfica a partir da produção de história de mulheres em biografias e assim registrar a sua importância para o desenvolvimento social, cultural e político do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussimara Lopes de Jesus Simões, UFBA

Doutoranda em Literatura e Cultura no programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura, da Universidade Federal da Bahia e docente do IFBAIANO, Campus Catu.

Referências

REFERÊNCIAS:
BOURDIEU, Pierre. “A ilusão biográfica”. In: AMADO, Janaína e FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e abusos da história oral. - 8ª edição – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, pp. 183-191.
CALLADO, Ana Arruda. Ana Arruda Callado: uma mulher de sorte. Entrevista cedida a Francisco Uchoa e Paulo Chico. Jornal da ABI, março/2013, p. 16-25. Disponível em: https://issuu.com/ucha/docs/jornaldaabi388/16. Acessado em 30/10/2017.
CALLADO, Ana Arruda. As paixões de Ana Arruda Callado. Revista Cultura.rj. Rio de Janeiro. Secretaria de Cultura. Governo do Rio de Janeiro. 02/01/2010.
PERROT, Michelle. Práticas da memória feminina. Revista Brasileira de História. São Paulo. Vol. 09, nº 18, ago-set, 1989.
SOUZA, Eneida Maria de. Notas sobre a crítica biográfica. In: Crítica Cult. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2002, p. 111-121.
SOIHET, Rachel. Mulheres e biografia. Significados para a História. Locus: Revista de História. MG: Juiz de Fora. Vol 09, nº1. p. 33-48, 2003.

BIOGRAFIAS DE ANA ARRUDA CALLADO
CALLADO, Ana Arruda. Dona Maria José: retrato de uma cidadã brasileira. Rio de janeiro: Relume-Dumará, 1995.
_________. Adalgisa Nery: muito amada e muito só. Rio de janeiro: Relume-Dumará: Prefeitura, (Coleção Perfis do Rio), 1999.
_________. Maria Martins, uma biografia. Rio de Janeiro: Gryphus, 2004.
_________. Lygia, a recordista: um esboço biográfico. Rio de Janeiro: Batel, 2009. _________. Darcy: a outra face de Vargas. Rio de Janeiro: Batel, 2011.
_________. Berta Ribeiro – Aos índios, com amor. Rio de Janeiro: Batel, 2016.
Publicado
2022-06-01
Como Citar
Simões, J. L. de J. (2022). Os direitos das mulheres, a identidade histórica e a memória na produção biográfica de Ana Arruda Callado. Revista Espaço Acadêmico, 27-38. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/62770
Seção
ESPECIAL - (Bio)grafando Mulheres