Teoria e prática no campo da Comunicação:

a trajetória de Maria Aparecida Baccega

Palavras-chave: Maria Aparecida Baccega, comunicação, educação, memória, discurso

Resumo

Este artigo tem como objetivo de fundo recuperar o legado intelectual de Maria Aparecida Baccega, que marcou a trajetória das pesquisas brasileiras e latino-americanas no campo da Comunicação, cujas bases ela mesma ajudou a estabelecer e lutou para o reconhecimento – com suas pesquisas em torno dos estudos de recepção, de telenovela, educação e consumo articuladas à análise de discurso. Desse modo, em diálogo com as noções de memória e narrativa, promovemos reflexões sobre sua obra organizadas em três núcleos extraídos desse grande leque de sua produção. Em outros termos, tal qual os estudos da linguagem preconizam, acionando uma memória discursiva, discursamos agora com o que Baccega discursou antes de nós, procurando construir uma narrativa que faça sentido, registre suas contribuições e seja também uma homenagem.

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Biografia do Autor

Maria Amélia Paiva Abrão, Centro de Estudos de Telenovela/ ECA-USP

Doutora e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pelo PPGCOM ESPM-SP. Doutorado Sanduíche (Capes PDSE)  no Boston College. Especialista em Marketing, com MBA Executivo pela ESPM-SP. É pesquisadora dos Grupos CNPq de Pesquisa: (1) Centro de Estudos de Telenovela (CETVN - ECA/USP), (2) Comunicação, Consumo e Identidades Socioculturais (CiCO - ESPM-SP)  e (3) Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva (UAM).

Fernanda Elouise Budag, Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com pós-doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo também pela ESPM-SP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa da Intercom Comunicação e Culturas Urbanas (2021). Membro dos Grupos de Pesquisa: (1) Midiato - Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (ECA/USP); (2) Juvenália - Culturas juvenis: comunicação, imagem, política e consumo (ESPM-SP) e (3) Comunicação, Filosofia e Tecnologias (FAPCOM). Coordenadora de cursos de Pós-graduação da FAPCOM desde 2019. Coordenadora do grupo de estudos Narrativas, consumo e marcas: aproximações na contemporaneidade (FAPCOM). Docente da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) e da Universidade São Judas (USJT). Campos de abrangência de pesquisas científicas: linguagens, mídia, análise de discurso, audiovisual, narrativas e consumo. E-mail: fernanda.budag@gmail.com

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Publicado
2022-06-01
Como Citar
Abrão, M. A. P., & Budag, F. E. (2022). Teoria e prática no campo da Comunicação: . Revista Espaço Acadêmico, 51-62. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/62785
Seção
ESPECIAL - (Bio)grafando Mulheres