Desafios e possibilidades de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais por intermédio das tecnologias digitais da informação e comunicação
Resumo
As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) tem transformado várias práticas sociais na contemporaneidade, por exemplo, o atendimento educacional especializado por meio das tecnologias assistivas, isto é, recursos desenvolvidos para auxiliar pessoas com deficiência. Nesse contexto, este artigo tem por objetivo analisar o uso das TDICs no ambiente escolar para compreender em que medida esses recursos podem potencializar o atendimento educacional especializado. Trata-se de uma revisão da literatura efetuada na base de dados do Google Acadêmico guiada pelo método dedutivo-bibliográfico. As discussões aqui mobilizadas foram amparadas por teóricos que discutem “as influências das TDICs na sociedade”, como Anjos e Silva (2018), Backes e Johner (2016), etc. Além disso, pautou-se em estudiosos da “Educação Inclusiva”, como Campos e Pessoa (2018), Bautista (1993), entre outros, bem como pesquisadores sobe “Tecnologias Assistivas”, como Bersch (2017), Galvão Filho (2009), Galvão Filho e Damasceno (2002), etc. Os resultados apontaram que as tecnologias assistivas desempenham um papel fundamental na aprendizagem de alunos com deficiência e há uma gama de recursos gratuitos disponíveis. Entretanto, existem algumas barreiras que dificultam a popularização dessas tecnologias, como a falta de equipamentos básicos nas escolas e a ausência de formação adequada dos profissionais da educação.
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