O anticlericalismo na propaganda anarquista no Brasil durante as duas primeiras décadas do século 20
Resumo
A Proclamação da República no Brasil, em 1889, intensificou discussões de teor anticlerical que eram fomentadas, entre outros, por republicanos, liberais, livre-pensadores, positivistas, maçons, socialistas e anarquistas. Diante disso, neste artigo trataremos da propaganda de combate a Igreja promovida pela imprensa anarquista junto ao movimento operário, especialmente por intermédio do jornal A Lanterna (1901-1904; 1909-1916). Logo, ganhará releve alguns dos artifícios utilizados no campo da propaganda anticlerical, a exemplo da publicação de folhetos, comercialização de livros e a realização de espetáculos teatrais. Conjunto de ações essa, em que os anarquistas desempenharam um importante papel, instigando o debate social acerca das ingerências do clero católico na sociedade civil (clericalismo), seguida de fortes críticas as instituições religiosas (e a própria religião) que, segundo a ótica libertária, configuravam-se em obstáculos a autonomia do pensamento e a transformação social.
Downloads

Copyright (c) 2022 Cleber Rudy (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.