Pensando a história a partir de Michel Foucault
Resumo
O artigo apresenta a influência da trajetória teórica e metodológica do filósofo francês Michel Foucault no campo da História Cultural. Apontamos ainda os impactos do pensamento de Foucault no cenário da historiografia contemporânea, apresentando-o como uma figura importante na construção do campo da História a partir da segunda metade do século XX.. Partimos da ideia-chave de que Michel Foucault revolucionou os modos e práticas da disciplina da História.
Downloads
Referências
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Algés: DIFEL, 2002.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense universitária, 1987.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. São Paulo: Graal, 2013.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural do Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
O’BRIEN, P. A história da cultura de Michel Foucault. In: HUNT, Lynn. A nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1982.
RAGO, M. O efeito-Foucault na historiografia brasileira. Tempo Social, São Paulo, v. 7, n. 1/2, p. 67-82, dec. 1995. ISSN 1809-4554. Disponível em:
RAGO, M. Libertar a história. In: RAGO, M., ORLANDI, Luiz B. L., VEIGA-NETO, A. Imagens de Foucault e Deleuze: ressonâncias nietzschianas. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002.
VEYNE, P. M. Como se escreve a história; Foucault revoluciona a história. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1982.

Copyright (c) 2022 Julio Cesar Sanches (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.