Pensando a história a partir de Michel Foucault

Palavras-chave: História Cultural, Michel Foucault, Historiografia

Resumo

O artigo apresenta a influência da trajetória teórica e metodológica do filósofo francês Michel Foucault no campo da História Cultural. Apontamos ainda os impactos do pensamento de Foucault no cenário da historiografia contemporânea, apresentando-o como uma figura importante na construção do campo da História a partir da segunda metade do século XX.. Partimos da ideia-chave de que Michel Foucault revolucionou os modos e práticas da disciplina da História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar Sanches, UFRJ
Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM/UFRJ). Integrante do NECHS - Núcleo de Estudos em Comunicação, História e Saúde (FIOCRUZ/UFRJ). Atualmente, realiza estágio de pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC). É Investigador Assistente do projeto POLITICS - A Política Antirracista na Europa e na América Latina - Produção de Conhecimento, Decisão Política e Lutas Coletivas. 

Referências

CERTEAU, M. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense universitária, 1982.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Algés: DIFEL, 2002.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense universitária, 1987.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. São Paulo: Graal, 2013.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural do Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

O’BRIEN, P. A história da cultura de Michel Foucault. In: HUNT, Lynn. A nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1982.

RAGO, M. O efeito-Foucault na historiografia brasileira. Tempo Social, São Paulo, v. 7, n. 1/2, p. 67-82, dec. 1995. ISSN 1809-4554. Disponível em: . Acesso em: 21 mai. 2018.

RAGO, M. Libertar a história. In: RAGO, M., ORLANDI, Luiz B. L., VEIGA-NETO, A. Imagens de Foucault e Deleuze: ressonâncias nietzschianas. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002.

VEYNE, P. M. Como se escreve a história; Foucault revoluciona a história. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1982.
Publicado
2022-09-15
Como Citar
Sanches, J. C. (2022). Pensando a história a partir de Michel Foucault. Revista Espaço Acadêmico, 22(236), 81-92. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/63481