A performance do corpo e novos modos do fazer artístico
Resumo
O presente artigo reflete a produção artística no contexto da pós-modernidade, a partir da discussão entre corpo e tecnologia, com o objetivo de compreender em que medida os atravessamentos deste período elevam a arte a um novo estatuto. Buscando problematizar o debate, o autor analisa os trabalhos de duas artistas contemporâneas, Laurie Anderson e Victoria Vesna, cujas obras se destacam por explorar o corpo de uma maneira multidimensional, numa articulação com as tecnologias, cada vez mais presentes na vida humana.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. São Paulo: Brasiliense, 1985.
CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Heloísa Pezza Cintrão e Ana Regina Lessa. Editora da Universidade de São Paulo: EDUSP, 2011.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Tradução: Roneide Venâncio Majer. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 7 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
HARAWAY, D. Manifesto Ciborgue. In: Antropologia do ciborgue: As vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
HARVEY, D. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1998.
LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 2 ed. Tradução: Sônia M.S. Fuhrmann. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.
NUNES, Benedito. Introdução à Filosofia da Arte. São Paulo: Editora Ática, 2006.
SANTAELLA, Lucia. Artes do corpo biocibernético e suas manifestações no Brasil. Revista Nuestra América, n 5, 2008.
SANTAELLA, Lucia. As artes do corpo biocibernetico. In: Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Editora Paulus, 2003.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: Uma teoria social da mídia. Tradução: Wagner de Oliveira Brandão. Revisão da tradução: Leonardo Averitzer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
ZUMTHOR, P. Performance, Recepção, Leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

Copyright (c) 2023 Lucas Pires de Oliveira (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.