A performance do corpo e novos modos do fazer artístico

  • Lucas Pires de Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Tecnologia, Pós-modernidade, Ciborgue, Beleza

Resumo

O presente artigo reflete a produção artística no contexto da pós-modernidade, a partir da discussão entre corpo e tecnologia, com o objetivo de compreender em que medida os atravessamentos deste período elevam a arte a um novo estatuto. Buscando problematizar o debate, o autor analisa os trabalhos de duas artistas contemporâneas, Laurie Anderson e Victoria Vesna, cujas obras se destacam por explorar o corpo de uma maneira multidimensional, numa articulação com as tecnologias, cada vez mais presentes na vida humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Pires de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Especializando em Mídia, Informação e Cultura no Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC), da Universidade de São Paulo. Graduado em Comunicação Social pela Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 

Referências

ARISTÓTELES. Poética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. São Paulo: Brasiliense, 1985.

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Heloísa Pezza Cintrão e Ana Regina Lessa. Editora da Universidade de São Paulo: EDUSP, 2011.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Tradução: Roneide Venâncio Majer. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 7 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
HARAWAY, D. Manifesto Ciborgue. In: Antropologia do ciborgue: As vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

HARVEY, D. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1998.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 2 ed. Tradução: Sônia M.S. Fuhrmann. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.
NUNES, Benedito. Introdução à Filosofia da Arte. São Paulo: Editora Ática, 2006.

SANTAELLA, Lucia. Artes do corpo biocibernético e suas manifestações no Brasil. Revista Nuestra América, n 5, 2008.

SANTAELLA, Lucia. As artes do corpo biocibernetico. In: Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Editora Paulus, 2003.

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: Uma teoria social da mídia. Tradução: Wagner de Oliveira Brandão. Revisão da tradução: Leonardo Averitzer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

ZUMTHOR, P. Performance, Recepção, Leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
Publicado
2023-03-13
Como Citar
Oliveira, L. P. de. (2023). A performance do corpo e novos modos do fazer artístico. Revista Espaço Acadêmico, 22(239), 16-29. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/63935