Carreira acadêmica de mulheres e dinâmicas de gênero:

reflexões para a constituição de políticas públicas de apoio à maternidade no meio científico

Palavras-chave: trabalho feminino, ensino superior, relações de gênero, divisão sexual do trabalho, mulheres na ciência, políticas públicas

Resumo

Historicamente, a produção do conhecimento científico se construiu como atividade pautada pela dedicação integral e pragmática e assim, essencialmente masculina. Às mulheres, os cuidados familiares se impuseram como tarefa social imperativa. Recentemente, a presença feminina no mercado de trabalho e universidades foi acompanhada pelo aumento de mulheres-cientistas que constantemente precisam equilibrar maternidade e carreira. Neste ensaio, resgatamos a literatura e alguns dados para discutir sobre como a maternidade tem se constituído como penalidade sobre a carreira acadêmica delas, mas não para homens. No universo acadêmico-científico, as dinâmicas de gênero implícitas e explícitas engendram uma trama em que as diferenças de gênero se transmutam em desigualdades, colocando a mulher com filhos em uma sub-representação. Em conclusão, defendemos que a insuficiência de políticas públicas e ações institucionais que acolham as mulheres com filhos para que possam exercer com plenitude maternidade e pesquisa, aprofunda as desigualdades de gênero no meio acadêmico-científico brasileiro.

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Biografia do Autor

Eneida Santiago, Universidade Estadual de Londrina - UEL
Possui graduação em Psicologia pela Unesp - Assis (2000), Mestrado em Psicologia e Sociedade (2005) e Doutorado em Saúde Coletiva (2014) pela Unesp-Assis. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no Departamento de Psicologia Social e Institucional. Tem desenvolvido pesquisas na área de Psicologia do Trabalho, com ênfase em Saúde Coletiva, Saúde e Processos de Trabalho e Políticas Públicas de Geração de Trabalho e Renda, atuando principalmente nos seguintes temas: subjetividade e trabalho, saúde mental e saúde coletiva, análise de políticas públicas, intersetorialidade e atenção em saúde, economia solidária

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Publicado
2022-08-01
Como Citar
Santiago, E. (2022). Carreira acadêmica de mulheres e dinâmicas de gênero: . Revista Espaço Acadêmico, 69-80. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/64020