Rede do babado e rede legal:
um olhar dissidente sobre a lógica da exploração sexual na Amazônia
Resumo
O presente estudo destaca recortes das lógicas de funcionamento da rede de exploração e da rede de proteção de crianças e adolescentes no Amazonas a partir de reflexões advindas das categorias nativas “rede do babado” e “rede legal “respectivamente. Tais reflexões trazem argumentos que corroboram com a hipótese de um estudo que defende a hipótese de que a lógica das adolescentes de exploração sexual está mais próxima da rede de exploração do que da rede de proteção. A partir do uso das categorias sexualidade e gênero como recortes de análise, busca-se observar essas experiências situadas para se repensar a posição das jovens não exclusivamente como vítimas, mas com movimentos que permitem protagonismo para transitar entre essas redes destacando que crianças e adolescente não podem ser unicamente essencializadas no papel de vítimas.
Downloads

Copyright (c) 2023 Consuelena Leitão, Breno de Oliveira Ferreira (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.