A vontade autoritária e os seus vícios grandiloquentes
Resumo
O artigo analisa a configuração do dispositivo autoritário na governança política e de que maneira esse sistema apresenta filiação com os elementos mais retrógrados e obscurantistas da sociedade vigente, sufocando assim qualquer possibilidade de desenvolvimento saudável de uma democracia substantiva.
Downloads
Referências
ECO, Umberto. Pape Satàn Aleppe: crônicas de uma sociedade líquida. Trad. de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Record, 2017.
KANT, Immanuel. Antropologia de um ponto de vista pragmático. Trad. de Clélia Aparecida Martins. São Paulo: Iluminuras, 2006.
LEVITSKY, Steven & ZIBLATT, Daniel. Como as democracias morrem. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
SACHS, Ignacy. Desenvolvimento includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.

Copyright (c) 2022 Renato Nunes Bittencourt (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.