Educação formal no contexto cibercultural:

uma reflexão crítica sobre a manutenção de um pensamento hegemônico e instrumentalizado no processo de construção de conhecimentos

  • Rafael de Figueiredo Lopes IFSertãoPE
  • Maria do Socorro Tavares Cavalcante Vieira IFSertãoPE
Palavras-chave: Educação, Tecnologias Digitais, Cibercultura, Cidadania

Resumo

Neste artigo, de cunho bibliográfico, com orientação qualitativa, discute-se alguns aspectos da relação entre educação formal e utilização das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo é ponderar sobre a configuração de estratégias emergentes, de caráter mercadológico, que perfazem o sistema educacional no contexto atual. Como resultado, percebemos a manutenção de uma formação tecnicista, atendendo aos interesses hegemônicos, ao invés de proporcionar uma mediação crítica com os processos socioculturais contemporâneos e fomentar uma educação cidadã, diversificada e inclusiva. Concluímos sugerindo a necessidade da implementação de modelos educacionais alternativos para evitar que o processo de construção de conhecimentos se consolide pelo caráter de instrumentalização da intelectualidade a fim de servir aos interesses dominantes.

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Biografia do Autor

Rafael de Figueiredo Lopes, IFSertãoPE

Arte-educador, artista cênico e visual. Especialista em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pelo IFSertãoPE.

Maria do Socorro Tavares Cavalcante Vieira, IFSertãoPE

Professora pedagoga do IFSertãoPE. Especialista em Metodologia da Pesquisa Científica (UPE), Psicopedagogia (IBPEX) e Direito Educacional (PUC Minas). Mestrado em Psicologia (UNIVASF). Doutoranda em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (UNIVASF).

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Publicado
2023-03-13
Como Citar
Lopes, R. de F., & Vieira, M. do S. T. C. (2023). Educação formal no contexto cibercultural: . Revista Espaço Acadêmico, 22(239), 80-94. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/65469