A afetividade como estratégia metodológica:
transgredir para (re) existir
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar de que maneira trajetórias assimétricas, em função das desigualdades sociais agravadas por um processo de escravização que não se encerra, é impactado pela afetividade mediada pela dororidade em acadêmicas negras, ou seja, como ser pobre (classe), preta (raça) e mulher (gênero) impacta os espaços (não) ocupados por mulheres pretas na academia e como são impactadas, ou não, pelo aquilombamento com/por referências de outras mulheres negras. A proposta se estrutura sobre os conceitos de decolonialidade e interseccionalidade em Gonzalez (2020), Vergé (2020), Cesaire (2020) hooks (2017; 2019) e Carneiro (2019), a ressignificação do conceito de aquilombamento a partir dos estudos de Abdias Nascimento e dororidade em Vilma Piedade (2020). Foram utilizadas metodologias combinadas com o propósito de traduzir as violências que circundam o processo de escolarização com inspiração na autoetnografia, as escrevivências para traduzir a articulação de saberes e a exposição dialogada para dar conhecimento/fortalecer referencial teórico. Até o momento as conclusões a que se permite chegar são de que ter professoras negras encoraja, fortalece e amplia percursos de acadêmicas negras.
Downloads
Copyright (c) 2023 Rosangela Aparecida Hilário (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.

