Quando são os pais que reprovam:
cenas oficiosas da pandemia
Resumo
Neste texto, temos por objetivo discutir um episódio da pandemia. Trata-se da reprovação escolar, solicitada por pais de alunos, no contexto de isolamento provocado pelo vírus COVID – 19. A partir da apresentação de dois casos, identificaremos o que há de oficioso nos pedidos oficiais, assim como a interposição de âmbitos e personagens que compõem essas cenas. Com esta abordagem, temos o intuito de compreender, em detalhes, um acontecimento de nossa atualidade e evidenciar distinções que estão sendo apagadas da cena educacional.
Downloads
Referências
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
GOTTI, A.; SIQUEIRA, I. Como avaliar em tempos de pandemia? Nova Escola. São Paulo, jun. 2020. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19435/como-avaliar-em-tempos-de-pandemia. Acesso em 22. 10.2022.
LERNER, A. B. C.; VOLTOLINI, R. (2021). Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia. In: Estilos da Clinica, 26(1), 1-3. Disponível em: https://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i1p1-3. Acesso em 22. 10.2022.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A língua da escola: alienante ou emancipada? In LARROSA, Jorge (Org.). Elogio da escola. Tradução de Fernando Coelho, 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. Coleção: Experiência e Sentido.
MELLO, C. A. A. Quatro atos em cena. In: Reverso, Belo Horizonte , v. 41, n. 77, p. 39-47, jun. 2019. Disponível em
PORGE, E. Aux confins du confinement, le sujet. Disponível em: http://psychaanalyse.com/pdf/AUX%20CONFINS%20DU%20CONFINEMENT_reflexion%20d%20un%20psychanalyste(2%20Pages%20-%2070%20Ko).pdf. Acesso em 22. 10.2022.
RODRIGUES, N. Mãe aciona justiça pedindo para filho reprovar de ano por causa da pandemia. In: Campo Grande News. Disponível em: https://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/mae-aciona-justica-pedindo-para-filho-reprovar-de-ano-por-causa-da-pandemia. Acesso em 20. 12.2020.
SALAS, P. Aprovação ou reprovação: quais as estratégias adotadas pelas redes para promoção dos alunos na pandemia? In: Nova Escola. São Paulo, nov. 2020. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/20003/aprovacao-ou-reprovacao-quais-as-estrategias-adotadas-pelas-redes-para-promocao-dos-alunos-na-pandemia. Acesso em 22. 10.2022.

Copyright (c) 2023 Vanessa Cardoso Cezário (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.