O sentido de Self e as relações entre identidade pessoal e identidade social em Margaret Archer
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns apontamentos sobre o sentido de Self alinhado ao realismo crítico das teorias desenvolvidas por Margareth Archer baseadas nos pressupostos entre Agência e Estrutura (1995; 2000). Neste sentido, optamos por abordar a relação entre a identidade social e a identidade pessoal, trazendo reflexões iniciais acerca deste fenômeno no âmbito sociológico. Para os constructos relacionais, trazemos como principal embasamento o texto de Archer “Realismo e o Problema da Agência”, traduzido pela socióloga brasileira, Cynthia Hamlin (2000). Diante da reflexão sobre sentido de self e o caráter relacional entre identidade pessoal e social, pudemos compreender que a primeira está ligada a uma construção individual do conceito de si, enquanto a segunda, refere-se ao conceito de si a partir da vinculação da pessoa a grupos sociais.
Downloads

Copyright (c) 2023 Alliston Santos (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.