O sentido de Self e as relações entre identidade pessoal e identidade social em Margaret Archer

  • Alliston Fellipe Nascimento dos Santos Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave: Sociologia. Margaret Archer. Self. Identidade Pessoal. Identidade Social.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns apontamentos sobre o sentido de Self alinhado ao realismo crítico das teorias desenvolvidas por Margareth Archer baseadas nos pressupostos entre Agência e Estrutura (1995; 2000). Neste sentido, optamos por abordar a relação entre a identidade social e a identidade pessoal, trazendo reflexões iniciais acerca deste fenômeno no âmbito sociológico. Para os constructos relacionais, trazemos como principal embasamento o texto de Archer “Realismo e o Problema da Agência”, traduzido pela socióloga brasileira, Cynthia Hamlin (2000). Diante da reflexão sobre sentido de self e o caráter relacional entre identidade pessoal e social, pudemos compreender que a primeira está ligada a uma construção individual do conceito de si, enquanto a segunda, refere-se ao conceito de si a partir da vinculação da pessoa a grupos sociais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alliston Fellipe Nascimento dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Comunicação Social-Publicidade e Propaganda e mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe.

Publicado
2023-06-08
Como Citar
Santos, A. F. N. dos. (2023). O sentido de Self e as relações entre identidade pessoal e identidade social em Margaret Archer. Revista Espaço Acadêmico, 23(240), 61-71. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/67532