Burocracia de nível de rua:

uma análise teórica da implementação de políticas públicas e a questão da (des)igualdade

  • Naiara Valéria Pereira Parra UEM
Palavras-chave: Burocracia; políticas públicas; implementação; desigualdade.

Resumo

A relação entre a implementação de políticas públicas e a burocracia é algo relevante e nos traz algumas indagações: a efetividade de uma política pública pode ser comprometida ou alterada através da perspectiva da atuação dos burocratas de nível de rua? A política pública que formalmente tem como um dos objetivos centrais a inclusão social, ao ser implementada corre o risco de reproduzir ainda mais desigualdades? Neste artigo são abordadas teoricamente discussões acerca da discricionariedade atribuída aos burocratas de nível de rua no momento da implementação de uma política pública, e como a ação desses agentes públicos pode ser uma variável relevante para o sucesso – ou fracasso - de determinada política. Os resultados evidenciam uma importante discricionariedade na atuação dos burocratas de nível de rua, capazes de transformar o modo como essa política foi concebida e que ao invés de mitigar pode contribuir ainda mais para o processo de reprodução das desigualdades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naiara Valéria Pereira Parra, UEM

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá - UEM; Graduada em Direito pela Universidade Paranaense - UNIPAR (2017) com especialização em Direito Processual Civil (2020); Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR (2010) com especialização em Serviço Social, Ética e Direitos Humanos (2021).

Referências

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 16.a Ed.. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

CASTRO, Camila Penna de. Parceria e construção do “perfil de cliente da reforma agrária” como estratégias para a implementação de políticas públicas pelo Incra. PIRES, RRC (Org.). Implementando desigualdades: reprodução de desigualdades na implementação de políticas públicas [e-book]. Rio de Janeiro: IPEA, 2019. p. 595-614, 2019.

FERNANDEZ, Michelle Vieira; GUIMARÃES, Natália Cordeiro. Caminhos teórico-metodológicos para a análise da burocracia de nível de rua. Revista Brasileira de Ciência Política, p. 283-322, 2020.

HALL S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DPA Editora, 2006.

LOTTA, Gabriela Spanghero; PIRES, Roberto Rocha Coelho; OLIVEIRA Vanessa Elias. Burocracia e políticas públicas no Brasil: interseções analíticas. Brasília: Ipea, 2018.

LOTTA, Gabriela; COSTA, Maria Izabel Sanches. Uso de categorizações políticas e sociais na implementação de políticas: contribuições teóricas e analíticas. Revista de Sociologia e Política, v. 28, 2021.

SCOTT, J. O enigma da Igualdade. Estudos Feministas, Florianópolis, 13(1):216, janeiro-abril, 2005, p11-30.

SECCHI, Leonardo, et al. Políticas Públicas: Conceitos, Casos Práticos, Questões de Concursos. Cengage Learning Edições Ltda., 2019.

SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, n. 16, p. 20-45, Dez. 2006.
Publicado
2023-10-20
Como Citar
Parra, N. V. P. (2023). Burocracia de nível de rua:. Revista Espaço Acadêmico, 23(241), 27-35. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/67599