Para compreender a Ontologia de Lukács

  • Sergio Lessa UFAL
Palavras-chave: Filosofia, Marxismo, Ontologia, Lukács

Resumo

O texto que agora vem a público, graças ao estímulo de Paulo Denisar Fraga, com o título Para compreender a Ontologia de Lukács, é uma reedição, revista e ampliada, de A Ontologia de Lukács. Este texto conheceu duas edições anteriores, ambas pela Editora da Universidade Federal de Alagoas em 1995 e 1997. Escrito em 1991, se propõe como uma introdução à Ontologia[1] de Lukács. Inicia-se pela fábula de um indivíduo covarde que se torna herói e dá origem a uma dinastia hereditária depois de um ato de extrema coragem por mero acaso e, a partir de vários momentos dessa fábula, analisa as categorias trabalho, reprodução, ideologia e alienação, as categorias principais da ontologia lukácsiana. Além de algumas atualizações e a adoção da tradução de Entfremdung Entäusserung como alienação e exteriorização, respectivamente, foram acrescentados um novo capítulo sobre a relação entre o trabalho e as classes sociais no capitalismo atual e dois artigos que poderão auxiliar na introdução ao pensamento lukácsiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Lessa, UFAL

Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp, docente da Universidade Federal de Alagoas e autor, dentre outros, de Para compreender a Ontologia de Lukács (Ijuí: Ed. Unijuí, 2007)

Publicado
2023-03-23
Como Citar
Lessa, S. (2023). Para compreender a Ontologia de Lukács. Revista Espaço Acadêmico, 7(77). Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/67613