Mouro desmistificou a riqueza e deu (a)deus à miséria:

a educação no interior da família Marx (I)

  • João dos Santos Filho UEM
Palavras-chave: Karl Marx; Família Marx; Capital; método da economia política; relações familiares

Resumo

O presente texto retrata a relação de Karl Marx no interior de seu espaço familiar, seu convívio com esposa e filhos, bem como, os sentimentos que o mesmo possuía para com a situação de miséria e pobreza da população trabalhadora. Considerado como um dos maiores pensadores contemporâneos deste século conseguiu estudar cientificamente as condições objetivas da exploração do sistema econômico e político capitalista. Demonstrando historicamente como vão se cristalizando as relações de trabalho para as mulheres e as crianças. Nesse caso, Marx demonstra extrema sensibilidade ao relatar a vida cotidiana destas pessoas, discorrendo sobre suas condições de exploração e a capacidade do capitalismo em transformar tudo em coisa(objetos), mera mercadoria. Aquele que chamou para si a ira do capital acabou sendo amaldiçoado pelos dogmas do capitalismo e classificado como imoral, rude, autoritário, materialista diabólico e ditador. Estes atributos acabaram reproduzindo uma literatura e uma percepção histórica na qual Karl Marx é tido como pernicioso, satânico e comunista. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João dos Santos Filho, UEM

Bacharel em Turismo pelo Centro Universitário Ibero-Americano de São Paulo (Unibero) e bacharel em Ciências Sociais pela PUC/SP. Mestre em Educação: História e Filosofia da Educação pela PUC/SP. Professor-convidado na Faculdad de Filosofia e Letras da Universidad Nacional de Heredia (UNA), em San José da Costa Rica. Professor concursado pela Universidade Estadual de Maringá. Autor do livro “Ontologia do turismo: estudo de suas causas primeiras” EDUSC, Universidade de Caxias do Sul. 

Publicado
2023-03-24
Como Citar
Santos Filho, J. dos. (2023). Mouro desmistificou a riqueza e deu (a)deus à miséria: . Revista Espaço Acadêmico, 7(77). Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/67627