Metodologia Científica:
seguir ou inventar? (sobre o ensino e a aprendizagem de Metep)
Resumo
Alguns anos ministrando cursos de Metodologia da Pesquisa, mais os estudos para tese de doutorado, extraí a seguinte lição: fazer pesquisa científica depende menos do ensino docente e muito do esforço, interesse e prática do aluno. Obviamente não estou dispensando a função docente da Metodologia da Pesquisa [Metep] ou Iniciação à Ciência e à Pesquisa, mas, sim, o reconhecimento do aprendiz como ator principal no processo de entendimento do mundo da ciência e da pesquisa, que devem levá-lo a realizar uma investigação sistematizada e um escrito no final em forma de monografia ou artigo científico.
Downloads

Copyright (c) 2023 Raymundo de Lima (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.