Metodologia Científica:

seguir ou inventar? (sobre o ensino e a aprendizagem de Metep)

  • Raymundo de Lima UEM
Palavras-chave: Educação, Pesquisa, Metodologia científica, Metep

Resumo

Alguns anos ministrando cursos de Metodologia da Pesquisa, mais os estudos para tese de doutorado, extraí a seguinte lição: fazer pesquisa científica depende menos do ensino docente e muito do esforço, interesse e prática do aluno. Obviamente não estou dispensando a função docente da Metodologia da Pesquisa [Metep] ou Iniciação à Ciência e à Pesquisa, mas, sim, o reconhecimento do aprendiz como ator principal no processo de entendimento do mundo da ciência e da pesquisa, que devem levá-lo a realizar uma investigação sistematizada e um escrito no final em forma de monografia ou artigo científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raymundo de Lima, UEM

Graduado em Psicologia, Mestre em Psicologia Escolar (UGF) e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor do Departamento de Fundamentos da Educação, na área de Metodologia da Pesquisa, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Publicado
2023-03-25
Como Citar
Lima, R. de. (2023). Metodologia Científica: . Revista Espaço Acadêmico, 7(77). Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/67633