Além das amélias:

música popular e relações de gênero sob o “Estado Novo”

  • Adalberto Paranhos UFU
Palavras-chave: música popular; relações de gênero; “Estado Novo”.

Resumo

Enxergado freqüentemente com lentes de aumento, o “Estado Novo” – a julgar por muitos analistas – parece ter sido bem-sucedido na tentativa de moldar a sociedade brasileira à sua imagem e semelhança. Indo na contracorrente dessas análises, este texto envereda pelo mundo da canção popular produzida nessa época e busca captar vozes destoantes das falas oficiais, em especial no campo das relações de gênero. 

Abstract: Frequently viewed through increasing lens, the so-called “Estado Novo” – based on its many commentators – seems to have succeeded in its attempt at giving its own shape to the Brazilian society. Contrary to this view, this paper follows the way of the popular music written in Brazil at the time and searches to pick up voices inconsistent with the official ones, especially in the gender relationships domain.

Key words: popular music; gender relations; “Estado Novo” dictatorship.

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Biografia do Autor

Adalberto Paranhos, UFU

Mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Autor, entre outros livros, de O roubo da fala: origens da ideologia do trabalhismo no Brasil. São Paulo: Boitempo, 1999.

Publicado
2023-03-26
Como Citar
Paranhos, A. (2023). Além das amélias: . Revista Espaço Acadêmico, 7(77). Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/67645