A mentira na cultura Iorubá:
lições para combater a desinformação
Resumo
Os valores da cultura Iorubá, como a busca pela verdade, a confiança e a responsabilidade social, podem contribuir para enfrentar os desafios da disseminação de informações falsas e da polarização política. O Iorubá oferece uma perspectiva alternativa para a compreensão da mentira e para a construção de uma sociedade mais justa e ética. Portanto, o objetivo deste estudo é analisar as concepções de mentira na cultura Iorubá e como essas concepções podem contribuir para o combate à desinformação na era digital. Será realizado um levantamento da literatura sobre a cultura Iorubá e a concepção da mentira na cultura africana, analisando suas implicações éticas, morais e sociais. Pretende-se compreender como os valores da cultura Iorubá podem ser aplicados para enfrentar a desinformação. A esta cultura pode oferecer uma perspectiva valiosa para lidar com a mentira e construir uma sociedade mais justa e ética.
Downloads
Referências
AJAYI, T.A. A filosofia de vida Yoruba. Editora Trafford, 2016.
BABALOLA, E. B. Ifá: Uma Adivinhação Completa. Lagos: EB Babalola, 1996.
BANKS, K.G. O poder da narrativa em campanhas de saúde pública. American Journal of Public Health, v. 91, n. 12, p. 1922-1925, 2001.
DRAVET, F. M. OLIVEIRA, A. S. Relações entre a oralidade e escrita na comunicação: sankofa, um provérbio africano. Miscelânea, Assis, v. 21, p. 11-30, 2017.
DUBOIS, J.W. O que é comunicação. São Paulo: Brasiliense, 1991.
FALOLA, T. GENOVA, A. A diáspora iorubá no mundo atlântico. Editora da Universidade de Indiana, 2005.
MATORY, J.L. Religião do Atlântico Negro: tradição, transnacionalismo e matriarcado no candomblé afro-brasileiro. Princeton University Press, 2005.
MBITI, J. S. African Religions and Philosophy. London: Heinemann, 1969.
NOGUEIRA, L. C. Da África para o Brasil, de Orixá a Egum: as ressignificações de Exu na literatura umbandista. Goiânia: Editora UFG, 2022. 209 p.
OLUPONA, J.K. Tradição oral iorubá. In: AB Christensen & WR O'Farrill (Eds.), Themes in West Africa's History (p. 33-45). Imprensa da Universidade de Ohio, 1991.
OMOLADE, B. Ética da comunicação em um contexto multicultural: a visão de mundo tradicional africana, 2007. In: EO Soola & BA Adeyemi (Eds.), Perspectivas sobre a ética da comunicação na África (p. 31-48). Conselho Africano para Educação em Comunicação.
PRANDI, R. Candomblé e Umbanda: Caminhos da Devoção Brasileira. 5. ed. São Paulo: Selo Negro Edições, 2005.
SANTOS, J. E. Nagô e a morte: Àsèsè e o culto Égum na Bahia. 14. ed. São Paulo: Editora Vozes, 2012.
VERGER, P. F. Os deuses Iorubás na África e no novo mundo. São Paulo: Corrupio, 2005.
ZILLES, U. Cultura, mídia e informação: uma abordagem teórico-epistemológica. In: Seminário Internacional Sociedades em Rede: culturas em confronto. São Paulo: Itaú Cultural, 2003. p. 73-84, 2003.

Copyright (c) 2024 THIAGO JESUS SILVA (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.