Uma breve análise do Transtorno do Espectro Autista (TEA):

ABA, PECS, TEACCH, DIR/Floortime como métodos de ensino e aprendizagem na educação escolar

  • Leticia Rizo Pereira FCT UNESP
  • Thais Rodrigues Carrasco da Silva
Palavras-chave: Diagnóstico; metodologias; autismo;

Resumo

Nesta pesquisa investiga-se o Transtorno do Espectro Autista (TEA), caracterizado como um transtorno relacionado ao desenvolvimento neurológico. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), é responsável por caracterizar os sintomas do autismo e também os de outras questões de base neurológicas, possibilitando que os profissionais realizem múltiplas intervenções no âmbito pedagógico diante do diagnóstico. A partir do exposto, considerando que muitos docentes desconhecem um posicionamento apropriado, tem-se como objetivo geral apresentar e analisar o estudo de propostas de intervenção psicopedagógicas (ABA; PECS; TEACCH; DIR/Floortime) no trabalho pedagógico com crianças com TEA. Metodologicamente, optou-se por um estudo qualitativo e bibliográfico realizado junto ao portal google acadêmico no recorte temporal situado entre 2015 e 2022, e de obras científicas, ressaltando as produções mais recentes. Conclui-se que, por ser uma temática em constante desenvolvimento e com muitas oportunidades de intervenção, o profissional deve realizar reflexões constantes a fim de encontrar o melhor caminho para intervir no âmbito educacional de acordo com a singularidade de cada um.

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Biografia do Autor

Leticia Rizo Pereira, FCT UNESP

Graduada em Pedagogia/Licenciatura, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Presidente Prudente - SP. Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) juntamente com o centro de Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES) no período de 2020 à 2022, responsável por realizar atendimentos direcionados a Educação Especial e Inclusiva, auxiliando na realização dos atendimentos especializados junto aos EPAEE (Estudantes Público Alvo da Educação Especial), localizado na Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP.

Thais Rodrigues Carrasco da Silva

Graduada em Pedagogia/Licenciatura, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Presidente Prudente - SP.

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Publicado
2023-10-20
Como Citar
Pereira, L. R., & Silva, T. R. C. da. (2023). Uma breve análise do Transtorno do Espectro Autista (TEA): . Revista Espaço Acadêmico, 23(241), 49-60. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/68533