Uma breve análise do Transtorno do Espectro Autista (TEA):
ABA, PECS, TEACCH, DIR/Floortime como métodos de ensino e aprendizagem na educação escolar
Resumo
Nesta pesquisa investiga-se o Transtorno do Espectro Autista (TEA), caracterizado como um transtorno relacionado ao desenvolvimento neurológico. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), é responsável por caracterizar os sintomas do autismo e também os de outras questões de base neurológicas, possibilitando que os profissionais realizem múltiplas intervenções no âmbito pedagógico diante do diagnóstico. A partir do exposto, considerando que muitos docentes desconhecem um posicionamento apropriado, tem-se como objetivo geral apresentar e analisar o estudo de propostas de intervenção psicopedagógicas (ABA; PECS; TEACCH; DIR/Floortime) no trabalho pedagógico com crianças com TEA. Metodologicamente, optou-se por um estudo qualitativo e bibliográfico realizado junto ao portal google acadêmico no recorte temporal situado entre 2015 e 2022, e de obras científicas, ressaltando as produções mais recentes. Conclui-se que, por ser uma temática em constante desenvolvimento e com muitas oportunidades de intervenção, o profissional deve realizar reflexões constantes a fim de encontrar o melhor caminho para intervir no âmbito educacional de acordo com a singularidade de cada um.
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