A positividade tóxica do culto da performance e a asfixia gerencial da dor
Resumo
O artigo aborda a relação entre sociedade capitalista e a narrativa gerencial que vislumbra fortalecer as disposições empreendedoras do sujeito de desempenho sem qualquer consideração por suas naturais limitações existenciais, escamoteando assim suas experiências íntimas de dor como disposições contrárias ao cálculo da rentabilidade.
Downloads
Referências
BRINKMANN, Svend. Positividade Tóxica: como resistir à sociedade do otimismo compulsivo. Trad. de Alessandra Bonrruquer. Rio de Janeiro: BestSeller, 2022.
HAN, Byung-Chul. Agonia do Eros. Trad. de Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2017.
____. Capitalismo e impulso de morte: ensaios e entrevistas. Trad. de Gabriel Salvi Philipson. Petrópolis: Vozes, 2021a.
____. A expulsão do Outro: sociedade, percepção e comunicação hoje. Trad. de Lucas Machado. Petrópolis: Vozes, 2022.
____. Favor fechar os olhos: em busca de um outro tempo. Trad. de Lucas Machado. Petrópolis: Vozes, 2021b.
____. Sociedade Paliativa: a dor hoje. Trad. de Lucas Machado. Petrópolis: Vozes, 2021c.
LE BRETON, David. Desaparecer de si: uma tentação contemporânea. Trad. de Francisco Morás. Petrópolis: Vozes, 2018.
NIETZSCHE, Friedrich. Aurora: reflexões sobre os problemas morais. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Copyright (c) 2023 Renato Nunes Bittencourt (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.