Escrita desobediente de Uanhenga Xitu
Resumo
Analisamos a obra Maka na Sanzala (1979), de Uanhenga Xitu, escritor angolano, a partir do recorte teórico sobre epistemologias dissidentes, visando destrinçar como esse escritor africano se serve da escrita contracolonial para sugerir configurações recalcitrantes e que reforçam a construção da angolanidade. Por meio de uma abordagem anti-epistêmica, buscamos compreender o envolvimento dos elementos provenientes da cultura e cotidiano da ruralidade como fatores instituintes do discurso desobediente e da mordacidade epistemológica na contística uanhenguiana. Através deste livro de contos, no qual o autor desenha um cenário de resistência, mergulhamos na complexa realidade de expugnação linguística e legitimação de modos de vida e saberes angolanos.
Downloads
Referências
FANON, F. Pele negra máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.
FERREIRA, M. Literatura africana de expressão portuguesa. 2ª edição. Lisboa: ICALP, 1987.
GIANNELLA, V. Epistemoloque? Epistemologia para não filósofos, guiando a ação para o tempo que vem. Revista Terceiro Incluído, v. 5, n. 1, p. 339-354, 2015.
LEITE, A. M. Literaturas africanas e formulações pós-coloniais. Lisboa: Edições Colibri, 2003.
LEITE, A. M. Oralidades & Escritas nas literaturas africanas. Lisboa: Edições Colibri, 1998.
MACÊDO, T. Apontamentos sobre a escrita de Uanhenga Xitu, um griô engajado. África: Revista do Centro de Estudos Africanos. São Paulo: USP, número especial, p. 237-246, 2012.
MAPERA, M. Realismo e Lirismo em Terra Sonâmbula, de Mia Couto, e Chuva Braba, de Manuel Lopes. 334 f. 2013. Tese (Doutorado) – Departamento de Línguas e Cultura, Universidade de Aveiro, Portugal, 2013.
MARTINHO, A. M. F. Cânones Literários e Educação, os casos angolano e moçambicano. Lisboa, 1998.
MATUSSE, G. A Construção da Imagem da Moçambicanidade em José Craveirinha, Mia Couto e Ungulani Ba Ka Khosa. Maputo: Livraria Universitária, 1998.
XITU, U. Maka na Sanzala. Lisboa: Edições 70, 1979.
XITU, U. Os sobreviventes da máquina colonial depõem. Luanda: União dos Escritores Angolanos, 1980.

Copyright (c) 2023 Juma Manuel (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.