Colonização e subjetividade:
por um novo modo de construir conhecimento
Resumo
O desígnio deste ensaio é refletir acerca das estruturas coloniais que compreendem e constroem nossa subjetividade, bem como nossas relações sociais, culturais e históricas. A colônia brasileira é o resultado de inúmeras violências, sobretudo da invasão portuguesa, responsável pela destruição de tudo que aqui existia, fixando no nosso cotidiano inúmeras naturalizações, presentes nos nossos livros didáticos, na nossa política, nas relações em sociedade e também em nossa subjetividade. As necessidades de repensar nossos referencias de hoje, toma-nos de tal modo, que é preciso repensar as referências e o nosso modo de estar na produção de conhecimento, requer revolução e luta constante, e para tanto, uma potente transformação que estamos a fazer é refazendo nossos olhares. Há outros conhecimentos nção coloniais que pretendem definir, modelar, são as epistemologias escondidas nos processos minoritários e vão longe, nos afetam, ao mesmo tempo que possuem suas densidades.
Downloads

Copyright (c) 2024 Stallone Abrantes, Marcia Moraes (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.