Bases teórico-metodológicas da formação docente:

contextualização das infâncias ante a modernidade/colonialidade

  • Lucas Ramos Martins Universidade do Estado de Minas Gerais
Palavras-chave: formação docente; modernidade/colonialidade; infâncias brasileiras

Resumo

O texto reflete sobre quais bases epistêmicas são necessárias para os sujeitos que atuam ou atuarão junto a crianças e instituições educacionais, a partir da contextualização das infâncias brasileiras e latino-americanas. A partir da crítica à modernidade/colonialidade e de uma recapitulação sobre as infâncias brasileiras, problematizamos as bases epistêmicas que circundam a formação docente, especialmente a do curso de Pedagogia, bem como os saberes sobre as crianças e suas infâncias. Concluímos com o apontamento de se criar um conteúdo formativo que possibilite uma constituição social e individual que valorize as múltiplas infâncias, reivindicando, em especial, as infâncias brasileiras e latino-americanas em sua concretude e diversidade.

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Biografia do Autor

Lucas Ramos Martins, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais / Faculdade de Educação na linha de pesquisa Infância e Educação Infantil. Graduado em Pedagogia pela mesma instituição, teve formação complementada por intercâmbio internacional em Universidade do Algarve / PT. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPEI/FaE/UFMG). Atua como docente e em projetos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de criança, infância e Educação Infantil; Pedagogia crítica e formação docente. 

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Publicado
2023-12-01
Como Citar
Martins, L. R. (2023). Bases teórico-metodológicas da formação docente: . Revista Espaço Acadêmico, 23(242), 117-127. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/68701
Seção
Dossiê: Decolonizar a epistemologia: para um gozo sem paternidade