Descolonização epistemológica:

desafiando a hegemonia do conhecimento e reconstruindo saberes pluriversais

  • Nátaly Jubanski CESCAGE
  • Emilyde Siqueira Diedrichs CESCAGE
Palavras-chave: Racismo, herança colonial, perspectivas decoloniais.

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em examinar o impacto da história da colonização na geração de disparidades sociais, especialmente aquelas relacionadas à construção sociopolítica da raça, que é utilizada para estabelecer diferenciações e hierarquias nas interações sociais. Além disso, busca-se analisar como a colonialidade continua a se manifestar na perpetuação do racismo no Brasil, a fim de fornecer uma base para sua desconstrução, por meio de perspectivas decoloniais. Para isso, adotou-se o método dedutivo de pesquisa, incluindo a análise documental indireta de livros e periódicos científicos especializados. Os resultados revelam que as consequências da ideologia de raças têm perdurado ao longo dos séculos, atravessando períodos históricos e moldando as estruturas sociais, étnicas, linguísticas e culturais que caracterizam as sociedades.

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Biografia do Autor

Nátaly Jubanski, CESCAGE

Pós-Graduanda em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Pós-Graduada Lato Sensu em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná – EMAP. Graduada em Direito pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE.

Emilyde Siqueira Diedrichs, CESCAGE

Mestranda em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Pós-Graduanda Lato Sensu em Direito Civil, Empresarial e Processo – LEGALE EDUCACIONAL. Pós-Graduada Lato Sensu em Direito e Processo do Trabalho pela Escola Brasileira de Direito – EBRADI. Graduada em Direito pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE.

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Publicado
2024-05-31
Como Citar
Jubanski, N., & Diedrichs, E. S. (2024). Descolonização epistemológica:. Revista Espaço Acadêmico, 24(244), 47-55. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/68731
Seção
Dossiê: Decolonizar a epistemologia: sobre diferenças e afetos