Ser docente negro na contemporaneidade:
branquitude, epistemicídio e resistência anticolonial
Resumo
O presente artigo problematiza a construção de identidades docentes e sua relação com a branquitude a partir das narrativas de dois professores de história, ambos negros. As análises mapeiam suas trajetórias de vida e os modos como, a partir destas, constituíram suas identidades negras. São mobilizados, no artigo, os conceitos de identidade, diferença, branquitude e epistemicídio, articulados a partir dos Estudos Críticos da Branquitude e dos Estudos Culturais. Do ponto de vista metodológico, empreende-se uma análise cultural centrada em narrativas produzidas por meio de entrevistas, realizadas com os professores participantes. Na análise são destacadas as percepções destes professores sobre o caráter eurocêntrico de um sistema educacional epistemicida, que garante à branquitude a manutenção de seus privilégios. As discussões fomentadas neste estudo abrem brechas para pensar sobre a articulação entre a constituição das identidades negras, a contestação da branquitude e o devir de uma educação anticolonial.
Downloads
Referências
BONIN, I. T. E por falar em povos indígenas… quais narrativas contam em práticas pedagógicas? Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007.
CARNEIRO, S. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.
CARVALHO, M. P.; SILVA, V. A. Ser docente negra na USP: gênero e raça na trajetória da professora Eunice Prudente. P O I É S I S – Revista do programa de pós-graduação em educação – mestrado – universidade do sul de santa catarina. Unisul, Tubarão, v.8, n.13, p. 30 - 56, Jan/Jun 2014.
COELHO, M. C.; COELHO, W. de N. B. As licenciaturas em História e a Lei 10.639/03 - percursos de formação para o trato com a diferença?. Educação em Revista. v. 34. 2018.
HALL, S. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
KILOMBA, G. Memórias da plantação. 1 ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
LARROSA, J. Narrativa, identidad y desidentificación. In: Larrosa, Jorge. La experiencia de la lectura. Estudios sobre literatura y formación. México: FCE, 2003.
MUNANGA, K. Rediscutindo a Mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Petrópolis: Vozes, 1999.
NASCIMENTO, A. O quilombismo: documentos de uma militância pan-africanista. Editora Perspectiva, Rio de Janeiro: Ipeafro, 2019.
PESSANHA, E. A. de M. Do epistemicídio: as estratégias de matar o conhecimento negro áfricano e afrodiaspórico. Problemata: R. Intern. Fil. V. 10. n. 2, 2019.
QUIJANO, A. Colonialidade do Poder e Classificação Social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009.
RUFINO, L. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
SCHUCMAN, L. V. Entre o “encardido”, o “branco” e o “branquíssimo”: raça, hierarquia e poder na construção da branquitude paulistana. 2012. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Organização: 15ª.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.
SHOHAT, E.; STAM, R. Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturalismo e representação. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
SOUZA, N. S. Tornar-se negro. 1ª.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.
SOUZA, D. de S. D.; GUIZZO, B. S. Estudos culturais: emergência, conceitos e aproximações em debate. Comunicações Piracicaba v. 26 n. 3 p. 243-257 set.-dez. 2019.
VARELA, J.; ALVAREZ-URIA, F. A Maquinaria Escolar. Teoria e educação, 6, 1992. (p. 69 – 97)
WOODWARD. K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Organização: 15ª.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
WORTMANN, M. L. C. Análises culturais – um modo de lidar com histórias que interessam à Educação. IN: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. RJ: DP&A, 2002, p. 73-92.

Copyright (c) 2023 Ricardo Silva, Tiago Marques (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.