Medo e ódio desestabilizando governos, derrubando democracias
Resumo
Guerras híbridas é apresentada como uma nova forma de guerra na qual inesiste o emprego de armas convencionais e a perda de vidas humanas. Este fenômeno é verificado na manipulação das mentes atravéz das redes sociais com objetivo de desestabilizar estados e derrubar governos. O evento da grande rede trouxe com ele o panóptico virtual que tem suas câmeras, coletando informações permanentemente, nas mãos de cada indivíduo. Estas informações são fonte para compreensão das mentes e para a elaboração de “verdades” de interesses escusos. O usuário oferece e recebe dados initerruptamente através dos seus dispositivos de comunicação virtual. A propaganda política encontrou um novo habitus. O nocivo para este campo, e deste campo, é a sua apropriação por setores extremamente conservadores que através dele divulga discursos contrários à democracia com informações subliminares e no mínimo duvidosas. Como defender democracias deste terrível vírus é o desafio que se impõe a nós após a leitura deste importante e necessário livro.
Downloads
Referências
SALLES, Lucio Massafferri. A arquitetura do caos: guerra híbrida, operações psicológicas e manipulação digital. São Paulo: FiloCzar, 2023.

Copyright (c) 2023 Catarina Dos Santos (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.