Medo e ódio desestabilizando governos, derrubando democracias

  • Catarina Santos UFRJ
Palavras-chave: Guerra híbrida, Manipulação das psiques, Derrubada de democracias

Resumo

Guerras híbridas é apresentada como uma nova forma de guerra na qual inesiste o emprego de armas convencionais e a perda de vidas humanas. Este fenômeno é verificado na manipulação das mentes atravéz das redes sociais com objetivo de desestabilizar estados e derrubar governos. O evento da grande rede trouxe com ele o panóptico virtual que tem suas câmeras, coletando informações permanentemente, nas mãos de cada indivíduo.  Estas informações são fonte para compreensão das mentes e para a elaboração de “verdades” de interesses escusos. O usuário oferece e recebe dados initerruptamente através dos seus dispositivos de comunicação virtual. A propaganda política encontrou um novo habitus. O nocivo para este campo, e deste campo, é a sua apropriação por setores extremamente conservadores que através dele divulga discursos contrários à democracia com informações subliminares e no mínimo duvidosas. Como defender democracias deste terrível vírus é o desafio que se impõe a nós após a leitura deste importante e necessário livro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catarina Santos, UFRJ

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduada em sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Referências

SALLES, Lucio Massafferri. A arquitetura do caos: guerra híbrida, operações psicológicas e manipulação digital. São Paulo: FiloCzar, 2023.

Publicado
2023-10-20
Como Citar
Santos, C. (2023). Medo e ódio desestabilizando governos, derrubando democracias. Revista Espaço Acadêmico, 23(241), 120-122. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/69354