A religião popular como resistência à opressão coronelística e ao descaso clerical oficial:
realidade de determinados espaços dos sertões nordestinos na Primeira República
Resumo
Neste texto se propõe discussão acerca do conflito existente entre os chamados movimentos messiânicos contestatórios e a parceria realizada pela elite proprietária de terras e clériga cristã católica oficial. Para sua construção se lançou mão de pesquisa qualitativa e exploratória, utilizando-se de revisão bibliográfica, obras que tratam da temática discutida. Percebeu-se que os movimentos religiosos católicos populares eram mais que heresias, como queria fazer crer o clero católico oficial. Tratava-se de movimento organizado, possuidor de liderança eficaz, capaz de desorganizar a funcionalidade dos latifúndios coronelísticos, nos Sertões nordestinos, quando da temporalidade da Primeira República ou República das Oligarquias, no Brasil.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. C. de. A terra e o homem no Nordeste. 3. ed. Brasília: Brasiliense, 1973.
ARRUDA. J. Canudos, Messianismo e Conflito Social. Fortaleza. UFC/SECULT. 1993.
BENÍCIO, M. O rei dos jagunços – crônica histórica e de costumes sertanejos sobre os acontecimentos de Canudos. Rio de Janeiro. Tipografia do Jornal do Comércio. 1899.
BORGES, V. P. Que é história. São Paulo. Brasiliense. 2006.
CARONE, E. A República Velha: instituições e classes sociais 1889 - 1930. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 1988.
COHN, N. Cosmos, caos e o mundo que virá. São Paulo. Cia das Letras.1996.
FACÓ. R. Cangaceiros e Fanáticos. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira. 1983.
FAUSTO, B. História concisa do Brasil. São Paulo. Edusp. 2002.
FEITOSA. A. Falta um Defensor para o Padre Cícero. São Paulo. Loyola.1993.
FERREIRA. A. B. de H. Mini Aurélio Século XXI Escolar: o minidicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 2000.
FORTUNATO, M. L. O conceito de coronelismo e a imagem do coronel: de símbolo a simulacro do poder local. Campina Grande. UDUFCG. 2008.
GOFFMAN, E. Representações do eu na vida cotidiana. Petrópolis, Vozes. 2010.
HOORNAERT, E. Os anjos de Canudos: uma revisão histórica. Petrópolis. Vozes. 1997.
MATOS, L. C et al. A saga do algodão no semiárido nordestino: histórico, declínio e as perspectivas de base agroecológica. Desenvolvimento e. Meio Ambiente v. 55, Edição especial - Sociedade e ambiente no Semiárido: controvérsias e abordagens, p. 556-580, dez. 2020.
SCOTT, J. O dominado e a arte da resistência: discursos ocultos. México DF, México: Ediciones Era. 1990
TEIXEIRA. F. N. Nos Tempos do Padre Cícero. Fortaleza. Ceará. 1985.

Copyright (c) 2024 JOSÉ FERREIRA JÚNIOR (AUTOR); JANAINA FREIRE DOS SANTOS (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.