Educação e relações étnico-raciais:

notas sobre racismo enquanto categoria e sua função social

  • Jeferson Diogo de Andrade Garcia Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: racismo, capitalismo; educação.

Resumo

o objetivo deste texto é contribuir com os estudos sobre educação das relações étnico-raciais, a partir da análise do racismo enquanto categoria do real e elucidando sua função social, para compreender as possibilidades e limites da educação em seu combate. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, a partir da realidade brasileira e internacional, além do uso teórico político de diversos autores do campo de estudo. Chega-se à conclusão de que a educação que se pretende antirracista precisa conhecer a fundo os determinantes sócio-políticos da questão racial e da sociedade brasileira.

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Biografia do Autor

Jeferson Diogo de Andrade Garcia, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Graduado em Educação Física (Licenciatura) na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bolsista CAPES/DS/UEM. Participante do projeto de Ensino Educação Física, Educação e Marxismo, que é vinculado ao Programa de Estudos do Trabalho e Educação (ESTE/UEM). Participa também do Projeto de Extensão Educação e Educação Física: aproximações de análise à luz da critica marxiana da economia política

Publicado
2024-08-30
Como Citar
Garcia, J. D. de A. (2024). Educação e relações étnico-raciais:. Revista Espaço Acadêmico, 24(245), 63-77. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/70165