A colonização capitalista da memória e as resistências do cinema de Takumã Kuikuro
Resumo
Este artigo desenha uma cartografia sobre as transformações já sensíveis do corpo-paisagem Kuikuro, mais especificamente da aldeia Ipatse, localizada no território Indígena do Xingu, por meio da obra cinematográfica de Takumã Kuikuro e de seus próprios relatos e percepções. Seus filmes agenciam observações sobre um processo de colonialidade, que se expressa nos afetos de uma crise ambiental, vinculada principalmente às ações do agronegócio nas proximidades da região e também nas transformações subjetivas, estimuladas pelos dispositivos de controle da sociedade dominante, como a noopolítica e a noopolítica do consumo. Por outro lado, procura-se compreender também como esta população vem resistindo a estas ingerências e também incentivando, com a obra de Takumã e seu grupo Kaitsu Filmes, o mundo não indígena a pensar (auto) criticamente sobre pressupostos éticos, naturalizados e cristalizados pelo mundo dominante do capital, que ameaçam a vida na terra e a terrexistência das populações indígenas.
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