Qual o seu tom, professor (a)?

Reflexões sobre o Ensino de Música no componente curricular Ciências no Ensino Fundamental

  • Silvane Friebel UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Palavras-chave: ciências, música, aprendizagem, ondas sonoras, emancipação, direitos humanos

Resumo

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação defende a oferta do componente curricular de Música, embora não seja obrigatório. Com uma abordagem qualitativa, este artigo tem como objetivo apresentar a importância única do professor e sua prática pedagógica no componente curricular de Ciências. Como resultado, espera-se que, por meio deste escrito, possa-se ser demonstrado que a aprendizagem em Música, como uma linguagem humana universal com seus múltiplos significados e dimensões, pode ser apresentada no componente curricular de Ciências, tornando as aulas interdisciplinares, lúdicas e criativas. Apresenta-se dessa maneira, para sustentação teórico-conceitual aporte bibliográfico baseado em legislações brasileiras, Demo (2015, 2021, 2022 e 2023), Fonterrada (2008 e 2021), Freire (1997), Ikeda (1995 e 2001), Matias e Frattezi (2023), Pinto (2001), entre outros.

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Biografia do Autor

Silvane Friebel, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Pesquisadora em nível de mestrado em Direitos Humanos e Cidadania no Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, PPGDH - Universidade de Brasília.

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Publicado
2024-08-30
Como Citar
Friebel, S. (2024). Qual o seu tom, professor (a)?. Revista Espaço Acadêmico, 24(245), 78-89. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/70266