Religião e a cena teatral afro-brasileira:
diálogos de resistência para a existência
Resumo
O pó de pemba é soprado nesse estudo para investigar a relação teatro do negro e a sacralidade de matriz africana no Brasil. Referenciando o Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas –NATA, que, ao longo dos seus 20 anos de existência, construiu um projeto poético-político intitulado: teatro preto de candomblé. Fomenta-se, aqui, a sensibilização contra o racismo, a intolerância religiosa e suas discriminações socioculturais, ao tempo que repensamos as práticas e manutenções eurocêntricas, branca e judaico-cristã. A pesquisa apresentada aqui dialogou com a metodologia da História Oral, de cunho histórico e percurso exploratório-descritivo. Tendo isso por princípio, objetiva-se apontar a presença afrocênica no contra fluxo das artes no cânone ocidental, considerando a construção histórica e a ancestralidade africana e/ou afro-brasileira na cena poética, ao tempo que busca compreender os corpos negros e a relação arte-política; refletindo sobre as identidades étnicas-raciais e religiosas na subversão do pensar decolonial.
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