Religião e a cena teatral afro-brasileira:

diálogos de resistência para a existência

Palavras-chave: Teatros Negros, Teatro e Candomblé, Racismo

Resumo

O pó de pemba é soprado nesse estudo para investigar a relação teatro do negro e a sacralidade de matriz africana no Brasil.  Referenciando o Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas –NATA, que, ao longo dos seus 20 anos de existência, construiu um projeto poético-político intitulado: teatro preto de candomblé.  Fomenta-se, aqui, a sensibilização contra o racismo, a intolerância religiosa e suas discriminações socioculturais, ao tempo que repensamos as práticas e manutenções eurocêntricas, branca e judaico-cristã. A pesquisa apresentada aqui dialogou com a metodologia da História Oral, de cunho histórico e percurso exploratório-descritivo. Tendo isso por princípio, objetiva-se apontar a presença afrocênica no contra fluxo das artes no cânone ocidental, considerando a construção histórica e a ancestralidade africana e/ou afro-brasileira na cena poética, ao tempo que busca compreender os corpos negros e a relação arte-política; refletindo sobre as identidades étnicas-raciais e religiosas na subversão do pensar decolonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heverton Reis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professor de História e Artes. Doutorando em Educação - UFRN. Mestre em Estudos Étnicos e Africanos pelo PósAfro - CEAO/UFBA. Bacharel em Artes pelaUniversidade Federal da Bahia - UFBA (2014). Licenciado em História pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2020). Especialista em Docência no EnsinoSuperior -Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (2020) e em Metodologia do Ensino de Artes - INTERVALE (2020). Com curso de aperfeiçoamento em História daArte - CEDEP ( 2015), Cultura Afro-brasileira - CEDEP ( 2019/2020) e Educação a Distância (Tutor EAD)- CEDEP ( 2020). Ator - DRT: 0010013/BA. Historiador - DRT:0000028/BA.

Referências

BARBOSA, Fernanda Júlia. Ancestralidade em cena: candomblé e teatro na formação de uma encenadora / Fernanda Júlia Barbosa – 2016. 239 f. il. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Teatro, 2016.

BASTIDE, Roger. O candomblé da Bahia: rito nagô. São Paulo: Companhia Editorial Nacional, v. 313, 1961.

CABRAL, A. A Cultura Nacional. In: ANDRADE, M. de (Org.) Obras escolhidas de Amílcar Cabral. A arma da teoria-unidade e luta I. Lisboa: Seara Nova, 2.ed. 1978. p.221-247.

CANCLINI, Néstor García. Diferentes, desiguais e desconectados: mapas da interculturalidade. Tradução Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005.
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro, Zahar, 1978.

HALL. Stuart. Da diáspora: Identidades e mediações culturais / Stuart Hall; Organização Liv Sovik; Tradução Adelaine La Guardia Resende. let all.- Belo Horizonte: Editora UFMG; 2ª edição (1 janeiro 2013); Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.

LIGIÉRO, Zeca. O Conceito De “Motrizes Culturais” Aplicado Às Práticas Performativas Afro-Brasileiras. Revista de Pós-Graduação em Ciências Sociais. v.8, n.16, jul./dez. 2011. Disponível: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/695 acessado: 02 de abril 2022.

LIMA, A. e ALVES N. M. Relações Raciais, Racismo E Identidade Negra No Candomblé Baiano De Alagoinhas, Revista de Educação, Vol.10 Número 20 jul. /Dez .2015 p. 585 – 598.

LIMA, Evani Tavares. Poéticas e processos criativos em artes cênicas: algumas notas a respeito da inscrita negra na cena. Repertório, Salvador, ano 20, n. 29, p. 105-119, 2017
MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. Lisboa: Antígona, 2014.

MIGNOLO, Walter. Desobediência Epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Trad. Ângela Lopes Norte. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, n.34, 2008, p. 287-324.

NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro. Paz e Terra S/A: Rio de Janeiro, 1978.

NASCIMENTO, Abdias. Dramas para negros e prólogo para brancos. Rio de Janeiro: Teatro Experimental do Negro, 1961.

PARADISO, Silvio Ruiz. Pós-Colonialismo, Resistência e Religiosidade nas Literaturas Africanas: algumas perspectivas. Revista Lusófona de Estudos Culturais | Lusophone Journal of Cultural Studies Vol. 2, n.1, pp. 72-83, 2014.
PARÉS, Luís Nicolau. A formação do Candomblé: história e ritual da nação jeje na Bahia /Luís Nicolau Parés. - 2* ed. rev. - Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.

REIS, Heverton. L. B. Um Estudo da cenologia baiana a partir do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATA / Heverton Luis Barros Reis. - 2022. 138 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Pós-Afro, 2022.

RUFINO, L. SIMAS, L. A. Encantamento sobre política de vida. MV Serviços e Editora, 2020.

SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e ancestralidade: uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. 3. ed. São Paulo: Terceira Margem, 2008.

VERGER, Pierre. Orixás: deuses iorubas na África e no novo mundo. Fundação Pierre Verger, 2018.

Fontes:

BARBOSA, Fernanda Julia. [Histórico do NATA] concedido ao pesquisador em 2020.

FERREIRA, Antonio Marcelo. Nome Artístico: Antonio Marcelo. Natural de Alagoinhas/BA. Ator, diretor e mestre em Crítica cultural (UNEB). Atuante do NATA
Publicado
2024-10-04
Como Citar
Reis, H. (2024). Religião e a cena teatral afro-brasileira:. Revista Espaço Acadêmico, 24(246), 92-103. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/70709