Percepções das crianças sobre a desigualdade social

Palavras-chave: Cognição social, raciocínio, desigualdade de recursos, viés.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar o entendimento das crianças acerca da desigualdade social, explorando uma nova área que interliga avaliações de justiça e conhecimento sobre relações entre grupos. Por meio de uma revisão bibliográfica qualitativa e documental, este estudo se baseia no conhecimento de outros pesquisadores para ampliar as fronteiras do saber, utilizando livros, artigos, periódicos e teses como base teórica. A pesquisa examina as percepções das crianças sobre desigualdades nos recursos sociais, analisando suas explicações espontâneas para as disparidades raciais no acesso a esses recursos. Frequentemente, as crianças justificaram essas disparidades em termos de diferentes recursos financeiros disponíveis em instituições, evidenciando consciência de que as desigualdades econômicas frequentemente são a base para o acesso diferenciado de grupos aos recursos sociais. Além disso, as crianças atribuíram com maior frequência desigualdades ao tratamento preferencial quando observavam afro-americanos em situação de desvantagem, em comparação com europeus-americanos em situação semelhante, demonstrando consciência de que grupos raciais minoritários têm maior probabilidade de enfrentar restrições no acesso a recursos. Por fim, as crianças que ponderaram sobre o tratamento preferencial também julgaram a desigualdade e as ações que a perpetuaram.

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Biografia do Autor

Lívia Barbosa Pacheco Souza, Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Brasil

Especialista em Educação em Gênero e Direitos Humanos pelo NEIM UFBA; Especialista em Gênero e Sexualidade na Educação pelo NUCUS UFBA; Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais pela UNIAFRO UNILAB; e discente da Licenciatura Plena em Pedagogia da UNEB

Gilmara dos Santos Silva, UNILAB

Sou Licenciada em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), formando-me para abraçar a riqueza da linguagem e da educação.Além da graduação, adquiri uma visão diversificada ao concluir a Especialização em Sistema de Gestão de Qualidade Saúde e Meio Ambiente na UNIFACS em 2012, e também minha graduação em Administração pela IESC-FAC no ano de 2006. Essa combinação enriqueceu minha abordagem com perspectivas interdisciplinares.Minha busca por uma educação mais significativa e transformadora me levou a atuar como bolsista do PIBIC/FAPESP em um projeto que visa "A promoção do letramento político no ensino da língua portuguesa na Bahia". Além disso, tive a honra de participar da residência pedagógica do PRP - UNILAB, uma experiência que consolidou meu compromisso com o ensino e aprendizado contínuos.No presente, faço parte do projeto de extensão Emancipa, como corretora de redação, contribuindo para aprimorar as habilidades de escrita dos participantes do cursinho popular da UNILAB/Malês. Adicionalmente, sou membro ativo do Grupo de Pesquisa em Educação Linguística e Literária Antirracista (EDULILA Malês) e do Grupo de Estudo, Extensão e Pesquisa Interdisciplinares em Linguagem e Sociedade (GEPELIS).

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Publicado
2024-10-04
Como Citar
Souza, L. B. P., & Silva, G. dos S. (2024). Percepções das crianças sobre a desigualdade social. Revista Espaço Acadêmico, 24(246), 43-49. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/70827