Arte-educação e tecnologias digitais:
a produção audiovisual como estratégia pedagógica e criativa no percurso formativo da Educação Básica
Resumo
O artigo propõe uma análise da utilização da produção audiovisual como estratégia pedagógica no ensino de Arte na Educação Básica. O objetivo é discutir como essa prática pode desenvolver habilidades e contribuir para a formação cultural e artística dos estudantes, explorando o cinema como uma linguagem em constante transformação. Trata-se de um trabalho de natureza bibliográfica e exploratória, que adota uma abordagem qualitativa e interdisciplinar, incorporando aportes teóricos da arte-educação, cinema e cibercultura. Os resultados indicam que a arte-educação desempenha um papel fundamental na formação integral dos estudantes, promovendo o desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos, além de contribuir para o desenvolvimento socioemocional. A integração do cinema e da produção audiovisual no ensino formal, especialmente em escolas públicas, é vista como uma estratégia pedagógica que pode contribuir para democratizar a cultura das artes, promovendo a valorização da diversidade, inclusão e justiça social.
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