Arte-educação e tecnologias digitais:

a produção audiovisual como estratégia pedagógica e criativa no percurso formativo da Educação Básica

  • Rafael de Figueiredo Lopes IFSertãoPE
Palavras-chave: Arte-educação; Tecnologia; Produção audiovisual; Processos criativos; Mediação pedagógica.

Resumo

O artigo propõe uma análise da utilização da produção audiovisual como estratégia pedagógica no ensino de Arte na Educação Básica. O objetivo é discutir como essa prática pode desenvolver habilidades e contribuir para a formação cultural e artística dos estudantes, explorando o cinema como uma linguagem em constante transformação. Trata-se de um trabalho de natureza bibliográfica e exploratória, que adota uma abordagem qualitativa e interdisciplinar, incorporando aportes teóricos da arte-educação, cinema e cibercultura. Os resultados indicam que a arte-educação desempenha um papel fundamental na formação integral dos estudantes, promovendo o desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos, além de contribuir para o desenvolvimento socioemocional. A integração do cinema e da produção audiovisual no ensino formal, especialmente em escolas públicas, é vista como uma estratégia pedagógica que pode contribuir para democratizar a cultura das artes, promovendo a valorização da diversidade, inclusão e justiça social.

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Biografia do Autor

Rafael de Figueiredo Lopes, IFSertãoPE

Arte-educador, artista cênico e visual. Especialista em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pelo IFSertãoPE.

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Publicado
2024-10-04
Como Citar
Lopes, R. de F. (2024). Arte-educação e tecnologias digitais: . Revista Espaço Acadêmico, 24(246), 61-72. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/71197