Avaliação do trabalho dos professores através da assistência de aulas:
crenças, práticas, significados e implicações na qualidade da aprendizagem na Escola Primária Omega (Distrito do Ile)
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a avaliação do trabalho dos professores através da assistência de aulas na Escola Primária Omega (Distrito do Ile, em Moçambique). Ao nível metodológico, esta pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa baseada na análise do conteúdo das entrevistas direcionadas ao gestor pedagógico e a dois professores experientes, assim como das observações sobre as fichas. O que se verifica na prática é a divergência entre a classificação dada ao professor e qualidade da aprendizagem dos alunos, o que pode gerar algum relaxamento dos professores, comprometendo a transformação da prática educativa. Concluindo, é preciso reconhecer que o excesso de zelo, o burocratismo e o perfeccionismo exigido por parte dos avaliadores (gestores escolares), propicia um clima de suspeição por parte dos avaliados (professores), gerando por conseguinte resultados desastrosos e pouco elucidativos da real situação da qualidade de aprendizagem dos implicados (alunos). Assim, sugerimos que a escola construa práticas, crenças, significados particulares sobre a realização da assistência mútua das aulas, tendo dm consideração a melhoria do trabalho dos professores, e, por conseguinte, gerar mudanças qualitativas no aprendizado dos alunos.
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