Gramsci e o papel dos intelectuais nos movimentos sociais
Resumo
Este artigo pretende analisar o pensamento gramsciano e suas considerações sobre o papel dos intelectuais. Gramsci descreve dois tipos de intelectuais: tradicional e orgânico, e vincula o papel dos intelectuais ao partido político e à formação de uma cultura diferente da cultura burguesa. Gramsci entende que a formação de uma cultura da classe operária ajuda a criar autonomia, hegemonia de classe. Após uma breve exposição de alguns dos principais pontos do pensamento de Gramsci, será feita uma análise sobre o significado dos intelectuais orgânicos e sua atuação entre os movimentos sociais. Como exemplo de análise, utilizaremos o Movimento Estudantil (ME) brasileiro buscando compreender de que forma os estudantes atuam na militância político-partidária. Alguns questionamentos serão apontados e desenvolvidos neste artigo como, por exemplo, a hipótese de considerarmos o ME um “centro preparador de intelectuais orgânicos”. Ou ainda, até que ponto aqueles que estão na academia e também fazem parte de algum movimento social consideram-se como intelectuais orgânicos. Atualmente, é possível dizer que ainda existem intelectuais orgânicos? Ou houve uma reformulação conceitual deste tipo de intelectual?Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.