Formação de professores:

desafios e perspectivas

Palavras-chave: Formação Inicial. Formação Continuada. Pós-modernidade.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre os processos formativos docentes, destacando o papel crucial da educação na formação de indivíduos críticos e historicamente contextualizados, comprometidos com a promoção da emancipação e da autonomia. Em contraponto, o artigo discute a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Resolução CNE/CP nº 2 de 2019, que descaracterizam a formação docente ao enquadrar a educação em um contexto mercadológico. Ressalta-se a importância de desenvolver políticas de formação continuada direcionados às necessidades dos docentes na inclusão escolar, com ênfase na formação continuada em serviço. Para embasar esta reflexão, foram consultados livros e artigos científicos de autores que abordam as mudanças na concepção de educação na contemporaneidade. Os resultados analíticos evidenciam que tanto a formação inicial quanto a continuada de professores, embora precisem ser reavaliadas e reestruturadas para considerar a pluralidade cultural presente nas escolas, são fundamentais na construção de uma educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Míriam Alves Turesso, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Mestranda em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Ademir Henrique Manfré, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Publicado
2024-10-04
Como Citar
Turesso, M. A., & Manfré, A. H. (2024). Formação de professores:. Revista Espaço Acadêmico, 24(246), 50-60. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/71767