O Estadão no julgamento da AP 470 (“mensalão”):

pressão midiática pela condenação dos petistas.

Palavras-chave: Estadão, imprensa, PT, Mensalão;

Resumo

Este artigo narra e discute o posicionamento do jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) durante os meses de julgamento da AP 470, conhecida como “mensalão”. Para tanto, utiliza editoriais do periódico em debate com parte da bibliografia pertinente. O objetivo é perceber sob quais argumentos o periódico se sustentou para pressionar o Supremo Tribunal Federal a condenar os réus petistas. A hipótese é que o jornal atuou como aparelho privado de hegemonia, abusando do fugidio conceito de “opinião pública” para exigir a punição ao PT, independente da robustez das provas processuais. Agindo assim, o Estadão manteve o seu histórico posicionamento político-ideológico de justificar rasgos constitucionais, desde que os atingidos fossem seus adversários políticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássio Augusto Guilherme

Professor da Faculdade de História (FaHist) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).Doutor em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Publicado
2024-10-04
Como Citar
Guilherme, C. A. (2024). O Estadão no julgamento da AP 470 (“mensalão”):. Revista Espaço Acadêmico, 24(246), 104-115. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/71837