Uma reflexão teórica da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
Resumo
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) caracteriza-se pela limitação crônica ao fluxo de ar, causada por inflamação crônica dos brônquios (bronquite crônica) e/ou por perda da elasticidade do pulmão por enfisema pulmonar. Possui um elevado índice de morbidade e vem tomando grandes proporções na sociedade mundial. O trabalho tem por finalidade realizar uma reflexão teórica a cerca do tema em questão e assim proporcionar um maior entendimento da patologia. Para sua elaboração foi realizado um estudo descritivo a partir de uma revisão bibliográfica. Foram selecionados nove artigos e após realizada a categorização para que fosse possível a discussão. Os resultados incluíram a reflexão sobre os assuntos abordados em cada categoria e também as principais características da doença. Conclui-se que há a necessidade, principalmente, da prevenção da DPOC, já que se trata de uma doença incurável. Além disso, devem ser buscadas formas para uma melhora na qualidade de vida desses pacientes, proporcionando assim melhores prognósticos.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.