Uma reflexão teórica da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

  • Crhis Netto de Brum Universidade Federal de Santa Maria
  • Tassiane Ferreira Langendorf Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Assistência, Bronquite, Enfermagem, Enfisema.

Resumo

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) caracteriza-se pela limitação crônica ao fluxo de ar, causada por inflamação crônica dos brônquios (bronquite crônica) e/ou por perda da elasticidade do pulmão por enfisema pulmonar. Possui um elevado índice de morbidade e vem tomando grandes proporções na sociedade mundial. O trabalho tem por finalidade realizar uma reflexão teórica a cerca do tema em questão e assim proporcionar um maior entendimento da patologia. Para sua elaboração foi realizado um estudo descritivo a partir de uma revisão bibliográfica. Foram selecionados nove artigos e após realizada a categorização para que fosse possível a discussão. Os resultados incluíram a reflexão sobre os assuntos abordados em cada categoria e também as principais características da doença. Conclui-se que há a necessidade, principalmente, da prevenção da DPOC, já que se trata de uma doença incurável. Além disso, devem ser buscadas formas para uma melhora na qualidade de vida desses pacientes, proporcionando assim melhores prognósticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Crhis Netto de Brum, Universidade Federal de Santa Maria
Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM/RS. Especialista em Saúde Coletiva: com ênfase em saúde da família.Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem e da linha de estudos e pesquisas Stress, coping e burnout da UFSM.
Tassiane Ferreira Langendorf, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica de Enfermagem da UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Família e Sociedade.

Publicado
2009-09-17
Como Citar
Brum, C. N. de, & Langendorf, T. F. (2009). Uma reflexão teórica da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Revista Espaço Acadêmico, 9(101), 139-146. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/7201