O trabalho esgota a essência do ser social para György Lukács?
Resumo
Este estudo visa a investigar a filosofia de György Lukács, especificamente sua obra máxima, Para uma Ontologia do Ser Social, na qual o autor apresenta sua perspectiva sobre a essência do ser social. A problemática que nos aparece e tentaremos responder é: para György Lukács, em sua obra Para uma Ontologia do Ser Social, o trabalho é (ou melhor, esgota) a essência do ser social ou se, apesar de ter uma prioridade ontológica, esta categoria (a saber, o ser social) não pode ser reduzida ao trabalho? Com isso fica assinalado que o tema que será abordado é a ontologia, que significa estudo do ser; contudo, não se quer aqui estudar de forma geral a ontologia, ou seja, todos os seres, mas sim um ser específico e particular, o ser social.
Downloads
Referências
LUKÁCS, Georg. Para uma Ontologia do ser social I. tradução Carlos Nelson Coutinho, Mario Duayer, Nélio Schneider. - 2. ed. - São Paulo, Boitempo, 2018.
__________. Para uma Ontologia do ser social II. tradução Carlos Nelson Coutinho, Mario Duayer, Nélio Schneider. - 1. ed. - São Paulo, Boitempo, 2013. Disponível em: https://gpect.files.wordpress.com/2016/12/ff130318ae9d9b74571de73bdc7d1509.pdf. Acessado em: 11 maio de 2022.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política: livro I: o processo de produção do capital. Tradução Rubens Enderle. -2.ed.- São Paulo, Boitempo, 2017.
___________. O Capital: crítica da economia política: livro III: o processo global da produção capitalista. Tradução Rubens Enderle. -1.ed.- São Paulo, Boitempo, 2017.

Copyright (c) 2024 Marlon da Silva Rezende (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.