O outro na mitologia Jê Kaingang:

a complementaridade pela diferenciação

  • Diego Fernandes Dias Severo Instituto Federal Farroupilha
Palavras-chave: mitologia Jê, etnologia, Kaingang, outro, Krahô

Resumo

Este trabalho busca analisar os elementos diferenciadores presentes na mitologia Kaingang, prioriza uma abordagem etnológica comparativa, onde mitos Krahô são comparados em sua estrutura. Como os mitos de origem do fogo, que se realiza a partir de um roubo, o mito de origem dos cantos e da dança que, na versão Kaingang, é apreendido do tamanduá e esse é respeitado pelos índios, enquanto entre os Krahô a história se repete, o animal está fora da aldeia (como entre os Kaingang), é um tatu e é morto pelos índios. Esse exemplo apresenta a centralidade do outro no pensamento ameríndio, Jê em especial, onde a complementaridade, a hierarquia e a assimetria ficam claras, como na organização social. Em outros momentos ela “maquiada” pela “nuvem” civilizatória, que, tal como as inovações advindas do mundo dos animais, são apreendidas e utilizadas de uma perspectiva cultural particular.

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Biografia do Autor

Diego Fernandes Dias Severo, Instituto Federal Farroupilha

Professor de Sociologia do Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete. Doutor em Antropologia (UFPel), Mestre em Ciências Sociais (UFSM) e Licenciado em Ciências Sociais (Unisinos).

Referências

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Publicado
2025-01-01
Como Citar
Severo, D. F. D. (2025). O outro na mitologia Jê Kaingang:. Revista Espaço Acadêmico, 24(247), 39-49. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/72389