Formação de professores para o desenvolvimento sustentável

Palavras-chave: Formação de Professores, Educação, Desenvolvimento Sustentável

Resumo

Esse artigo é um procedimento por meio do qual apresentamos uma sistematização do conceito de desenvolvimento sustentável e sua importância nos cursos de formação inicial de professores. Nossa análise se baseia na reflexão teórica e prática, com base em estudos e na atuação docente no ensino superior. Demonstramos que o espaço geográfico é uma produção eminentemente humana e que o desenvolvimento sustentável precisa ser compreendido em sua multidimensionalidade, em seu caráter processual, envolvendo vários agentes, com uma preocupação ética com o futuro e a construção de uma nova geograficização da sociedade, das individualidades e da própria humanidade, na meta pela ampliação das liberdades substantivas e das oportunidades reais.

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Biografia do Autor

Rafael Rossi, UFMS

Possui graduação e mestrado em Geografia pela UNESP de Presidente Prudente - SP, doutorado e pós-doutorado em Educação pela mesma instituição e cursos sobre temáticas relacionadas à Agricultura Sustentável pela EMBRAPA e SENAR. Atua como docente (desde 2014) e pesquisador na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU - da UFMS. É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores para o Desenvolvimento Sustentável - NEPFORDS, que congrega pesquisadores de várias Instituições de Ensino Superior: UFMS (Campo Grande - MS, Brasil); USP; (Ribeirão Preto - SP, Brasil); UNESP (Presidente Prudente - SP, Brasil); Universidade de Lisboa (Portugal); UEL (Londrina - PR, Brasil) e UFPI (Teresina - PI, Brasil). É Coordenador-Geral da Rede de Pesquisadores sobre Educação para a Agricultura Sustentável - REDE EAGRIS (biênio 2024-2026). É membro da Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável - UniSustentável no Grupo de Trabalho de Produção Acadêmica; membro do Banco de Talentos da Agrotec - Bioeconomia no Agronegócio da UFMS na linha de atuação "Tecnologia para a Sustentabilidade do Agronegócio". É pesquisador do Grupo de Estudos em Ensino de Geografia e Educação Ambiental - GEENGEA, da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Participa de pesquisa e tem interesse nas áreas: Ensino de Geografia; Formação de Professores para o Desenvolvimento e Agricultura Sustentável; Educação Ambiental; Plantio Direto; Adubação Verde e Pesquisa Educacional.

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Publicado
2025-01-01
Como Citar
Rossi, R. (2025). Formação de professores para o desenvolvimento sustentável. Revista Espaço Acadêmico, 24(247), 27-38. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/72401