Território digital e pragmatismo gerencial no campo da EET no estado do Rio de Janeiro:
implicações para a gestão escolar
Resumo
Este estudo realiza uma revisão de literatura através da pesquisa bibliográfica, centrada em práticas gerenciais reverberadas com o uso das tecnologias digitais de comunicação e informação no campo da educação no contexto da rede de educação profissional do estado do Rio de Janeiro, com foco na gestão educacional e escolar. Utilizando uma abordagem crítica baseada na pedagogia histórico-crítica, a pesquisa tem como objetivo analisar práticas gerenciais no uso das tecnologias digitais tanto nas abordagens administrativas como pedagógicas, com ênfase na crítica e observância de práticas cotidianas gerenciais promovida pela vigilância em plataformas, sistemas eletrônicos, aplicativos de comunicação, e seu impacto na gestão escolar, assim como no fazer pedagógico. O estudo contextualiza o movimento internacional de práticas gerenciais e sua consolidação na administração pública brasileira, sobretudo, na esfera Estadual do Governo do Rio de Janeiro, com delimitação no campo da educação profissional do estado do Rio de Janeiro, destacando as legislações educacionais que subsidiam esse paradigma gerencial na educação.
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