"Adeus, Lenin!": uma nostalgia de futuro

  • Alexander Martins Vianna UFRRJ
Palavras-chave: Queda do Muro de Berlin - Cinema - Fim da Guerra Fria

Resumo

O diretor e roteirista Wolfgang Becker produziu e concebeu um filme para a geração jovem que cresceu ou nasceu na Alemanha reunificada, criando deliberadamente empatia entre tal público e o protagonista do filme, o jovem Alex. Pensando justamente na geração que “esqueceu” ou não viveu o mundo das Alemanhas divididas, ele cria uma solução de roteiro muito engenhosa: um filho que tenta proteger a mãe do impacto cultural da ocidentalização acelerada da antiga Alemanha Democrática Popular (DDR), para que não perceba que, após os seus oito meses de coma, todo o mundo bipolar que dava sentido à sua vida ruíra repentinamente, sendo substituído pela abundância socialmente excludente da economia de mercado.

 

No entanto, se Alex tenta “fazer durar” o mundo a que sua mãe servia, vai introduzindo aos poucos (na sua materna, fictícia e televisiva DDR) a sua própria visão das coisas. Com isso, ele ensaia a fictícia possibilidade de uma unificação Alemã que pudesse combinar abertura democrática e socialismo, solidariedade e abundância. Portanto, ao final do filme, em seu jogo de memória recomposta, Alex/Wolfgang Becker oferece à geração de alemães do mundo pós-Guerra Fria uma nostalgia de futuro.

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Biografia do Autor

Alexander Martins Vianna, UFRRJ
Possui graduação em História pela UFRJ. É mestre e doutor em História Social pelo PPGHIS-UFRJ. As suas áreas preferenciais de atuação são: História Moderna e Contemporânea, História do Pensamento Político e Teoria e Metodologia em História. Em História Moderna, trabalha basicamente com as ferramentas analíticas da História Social da Cultura, com ênfase temática em concepções e práticas políticas, cultura letrada cortesã, lógicas institucionais e dinâmicas de distinção social do Antigo Regime. Deve-se destacar também que o pesquisador vem desenvolvendo um cuidadoso trabalho a respeito dos tropismos protestantes contra a idolatria nas peças teatrais shakespeareanas. Em História Contemporânea, interessa-se principalmente pelas questões relativas à crise e à crítica do universalismo civilizador ocidental que, no mundo pós-Guerra Fria, adquiriram um teor marcadamente essencializante da cultura, que se manifesta tanto na forma de se justificar a afirmação agressiva de fronteiras sociais, políticas e institucionais quanto na forma de se criar modelos de interpretação de áreas geopolíticas. Em Teoria e Metodologia da História, o pesquisador tem interesse na análise da virada crítica da História Social Francesa através da micro-história barthiana e da história social dos modelos culturais, tendo como parâmetro de enquadramento institucional deste debate a revista Annales (ESC e HSS) das décadas de 1980 e 1990.
Publicado
2009-07-10
Como Citar
Vianna, A. M. (2009). "Adeus, Lenin!": uma nostalgia de futuro. Revista Espaço Acadêmico, 9(102), 1-8. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/7304
Seção
DOSSIÊ - MURO DE BERLIM 20 ANOS (Org.: Antonio Ozaí da Silva)