O Google e a teoria do campo econômico de Pierre Bourdieu
Resumo
O quadro teórico proposto por Pierre Bourdieu para analisar o campo econômico foi mobilizado neste artigo como um “programa de pesquisa” para estabelecermos algumas homologias com as estratégias tecnológicas, comerciais e políticas do Google, uma empresa que atua em um campo econômico composto por outras grandes empresas tecnológicas digitais. Realizado a partir de uma revisão bibliográfica, o objetivo deste artigo é apresentar uma discussão crítica sobre o poder e a capacidade de que dispõem a empresa Google/Alphabet, bem como outros agentes do mesmo campo econômico, para o estabelecimento de relações sociais entre si, com agentes governamentais e com os usuários da Internet, por meio de uma “infraestrutura material” e de processos tecnológicos baseados em inteligência artificial, buscando a concentração dos capitais tecnológico, financeiro e político.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. “L’orthodoxie de la rationalité: le champ économique. In: BOURDIEU, P. Microcosmes – Théorie des champs. Paris, Rasisons D’Agir, 2022, p. 419-454.
CARDON, Dominique. “Dans l'esprit du PageRank Une enquête surl'algorithme de Google”. Dominique Cardon Dans Réseaux 2013/1(n°177), pages 63 à 95 Éditions La Découverte. Article disponible en ligne à l’adresse https://www.cairn.info/revue-reseaux-2013-1-page-63.htm Acesso em 20 jun. 2023
CORTIZ, Diogo. Bolha prestes a estourar? O mercado de IA flutua entre o hype e a realidade. Disponível em:
https://www.uol.com.br/tilt/colunas/diogo-cortiz/2024/07/27/estamos-vivendo-uma-bolha-da-inteligencia-artificial-ia.htm Acesso em 27/07/2024
GANASCIA, Jean-Gabriel. Intelligence artificelle vers une domination programée? Paris, Le Cavalier Bleu, 2017.
LEVY, Steven. Google a biografia – como o Google pensa, trabalha e molda nossas vidas. São Paulo, Universo dos Livros, 2012.
PRAXEDES, Walter. (2024). “Sociologia da inteligência artificial”. Revista Espaço Acadêmico, 24(244), 181-191. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/71995
Revista Exame. Por que o Google é a marca mais influente no Brasil. São Paulo, 23 de abril de 2021. Disponível em: https://exame.com/marketing/por-que-o-google-e-a-marca-mais-influente-no-brasil/ Acesso em 20/06/2023
RUSSEL, Stuart. Inteligência artificial a nosso favor – como manter o controle sobre a tecnologia. São Paulo, Companhia das Letras, 2021.
SAINT MARTIN, Monique. “La notion de champ chez Bourdieu”. In: Revista Brasileira de Sociologia. Vol. 10. Nº. 26. Set.Dez/2022, p. 222-235.
SIEBEL, Thomas M. Transformação Digital – Como sobreviver e prosperar em uma era de extinção em massa. Rio de Janeiro, Alta Books, 2021.
THIBOUT, Charles. “Nouvelle gouvernementalité et fin du politique Libéralisme, contrôle social et privatisation du pouvoir” In: BARRAUD, Boris (Dir.). L’intelligence artificielle Dans toutes ses dimensions. Paris, L’Harmattan, 2020.
UOL. Busca do Google é monopólio, decide Justiça americana em ação antitruste… - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/deutschewelle/2024/08/06/busca-do-google-e-monopolio-decide-justica-americana-em-acao-antitruste.htm?cmpid=copiaecola Acesso em 06/08/2024
VAYRE, Jean-Sébastien. “Comment décrire les techonolgies d’apprentissage artificiel?” In: Réseaus 2018/5 (N. 211) Paris, La Découverte, 2018.
ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância. Rio de Janeiro, Instrínseca, 2021.

Copyright (c) 2024 Walter Praxedes (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.