O Google e a teoria do campo econômico de Pierre Bourdieu

  • Walter Praxedes UEM
Palavras-chave: Campo econômico; Pierre Bourdieu; Google; Sociologia da inteligência artificial.

Resumo

O quadro teórico proposto por Pierre Bourdieu para analisar o campo econômico foi mobilizado neste artigo como um “programa de pesquisa” para estabelecermos algumas homologias com as estratégias tecnológicas, comerciais e políticas do Google, uma empresa que atua em um campo econômico composto por outras grandes empresas tecnológicas digitais. Realizado a partir de uma revisão bibliográfica, o objetivo deste artigo é apresentar uma discussão crítica sobre o poder e a capacidade de que dispõem a empresa Google/Alphabet, bem como outros agentes do mesmo campo econômico, para o estabelecimento de relações sociais entre si, com agentes governamentais e com os usuários da Internet, por meio de uma “infraestrutura material” e de processos tecnológicos baseados em inteligência artificial, buscando a concentração dos capitais tecnológico, financeiro e político.

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Biografia do Autor

Walter Praxedes, UEM

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Atualmente coordena o Projeto de Pesquisa Institucional "A sociologia e os algoritmos de inteligência artificial".

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Publicado
2024-08-30
Como Citar
Praxedes, W. (2024). O Google e a teoria do campo econômico de Pierre Bourdieu. Revista Espaço Acadêmico, 24(245), 31-43. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/73381