Clara Zetkin e o antifascismo

  • Caio Henrique Lopes Ramiro UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
Palavras-chave: Clara Zetkin. Fascismo. Antifascismo. República de Weimar.

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é examinar as linhas de força da reflexão de Clara Zetkin acerca do fascismo. Para tanto, partindo de um método hermenêutico, o texto objeto de análise foi A luta contra o fascismo (Kampf gegen Faschismus), considerando, inclusive, seu contexto de publicação e do debate de Zetkin, isto é, a conjuntura histórico-política da República de Weimar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Henrique Lopes Ramiro, UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília

Doutor em Direito (área de concentração: Direito, Estado e Constituição) pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Teoria do Direito e do Estado pelo UNIVEM. Mestrando em Filosofia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR). Possui Especialização em Filosofia Política e Jurídica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Marília, mantida pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM) e Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. Professor na pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Direito da Instituição Toledo de Ensino (ITE-Bauru/SP). Professor na especialização em Filosofia, Psicanálise e Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR-Curitiba) e na especialização em Filosofia Política e Jurídica da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR). Professor nos cursos de Arquitetura, Direito e Engenharias da UNIFEITEP (Maringá-PR).

Referências

Alves da Silva, Felipe; Lopes, Paulo Cézar Leal. “E tudo que era efêmero se desfez: uma leitura do colapso econômico e social da república de Weimar. In: Bueno, Roberto; Ramiro, Caio Henrique Lopes (Org.). Sonhos e pesadelos da democracia em Weimar: tensões entre Hans Kelsen e Carl Schmitt. São Paulo: LiberArs. 2017.

Badia, Gilbert. Clara Zetkin: vida e obra. Trad. Ana Corbisier e Mário Corbisier. São Paulo: Expressão Popular. 2003.

Fulbrook, Mary. História concisa da Alemanha. Trad. Barbara Duarte. São Paulo: Edipro. 2012.


Gay, Peter. A cultura Weimar. Trad. de Laura Lúcia da Costa Braga. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1978.

González, Francisco Colom. La “izquierda schmittiana” em el debate constitucional de la República de Weimar. In: Revista del Centro de Estudios Constitucionales, nº 11, p. 359. 1992.

Götze, Dieter. Clara Zetkin. Leipzig: EB Bibliographisches Institut 1982.

Martins, Argemiro Cardoso Moreira. O pensamento político-constitucional de Carl Schmitt no contexto histórico-político da república de Weimar. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. 1996.

Neumann, Franz. Behemoth: Pensamiendo y accion en el nacional socialismo. Trad. Vicente Herrero; Javier Marquez. México: Fondo de cultura económica. 2005.

Zetkin, Clara. A luta contra o fascismo. Trad. Eli Moraes. Disponível na internet: https://www.marxists.org/portugues/zetkin/1923/06/20.htm. Acesso em: 25/07/2023.
Publicado
2025-01-01
Como Citar
Ramiro, C. H. L. (2025). Clara Zetkin e o antifascismo. Revista Espaço Acadêmico, 24(247), 137-145. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/73426