Clara Zetkin e o antifascismo
Resumo
O objetivo principal deste trabalho é examinar as linhas de força da reflexão de Clara Zetkin acerca do fascismo. Para tanto, partindo de um método hermenêutico, o texto objeto de análise foi A luta contra o fascismo (Kampf gegen Faschismus), considerando, inclusive, seu contexto de publicação e do debate de Zetkin, isto é, a conjuntura histórico-política da República de Weimar.
Downloads
Referências
Badia, Gilbert. Clara Zetkin: vida e obra. Trad. Ana Corbisier e Mário Corbisier. São Paulo: Expressão Popular. 2003.
Fulbrook, Mary. História concisa da Alemanha. Trad. Barbara Duarte. São Paulo: Edipro. 2012.
Gay, Peter. A cultura Weimar. Trad. de Laura Lúcia da Costa Braga. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1978.
González, Francisco Colom. La “izquierda schmittiana” em el debate constitucional de la República de Weimar. In: Revista del Centro de Estudios Constitucionales, nº 11, p. 359. 1992.
Götze, Dieter. Clara Zetkin. Leipzig: EB Bibliographisches Institut 1982.
Martins, Argemiro Cardoso Moreira. O pensamento político-constitucional de Carl Schmitt no contexto histórico-político da república de Weimar. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. 1996.
Neumann, Franz. Behemoth: Pensamiendo y accion en el nacional socialismo. Trad. Vicente Herrero; Javier Marquez. México: Fondo de cultura económica. 2005.
Zetkin, Clara. A luta contra o fascismo. Trad. Eli Moraes. Disponível na internet: https://www.marxists.org/portugues/zetkin/1923/06/20.htm. Acesso em: 25/07/2023.

Copyright (c) 2025 Caio Henrique Lopes Ramiro (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.